Escova Definitiva: Saiba mais


Os cabelos lisos ainda são os preferidos da maioria das mulheres e elas fazem de tudo para conseguir esse efeito. Por isso as chamadas escovas definitivas continuam sempre em alta e muito procurada nos salões.
As mais comuns são à base de tioglicolato, guanidina e hidroxo de sódio, ativos químicos que agem na fibra capilar, mudando a sua forma. Todas elas são aprovadas pela Anvisa e podem ser feitas nos cabelos após teste de mecha, mas não podem ser usadas sem espaçamento nem combinadas, pois pode haver quebra dos fios e até queda dos cabelos.

Cada tratamento é indicado de acordo com o tipo e o estado do cabelo. Mas nenhuma delas é inteiramente definitiva. A hairstylist Mari Izabel Ramirez, do salão Gladys Coiffeur, no Rio de Janeiro, explica que quando a raiz cresce e atinge um comprimento superior a três centímetros é preciso retocar o tratamento do ‘novo’ cabelo.

Como ocorre com o uso de qualquer química, é normal que o cabelo seja afetado e sofra danos. A hairstylist recomenda hidratar sempre os cabelos tratamentos à base de queratina, colágeno e óleo de argan, que devolvem a água, garantindo a nutrição dos fios. Além dos cuidados em casa, é recomendável fazer a manutenção no salão. “Mas quando o cabelo já tem muita química, a escova irá agredir muito, pois o cabelo se encontra poroso, com fios sem pigmentação. Não aconselho a escova para esses casos”, diz.

Para aquelas que não querem reduzir o volume sem abrir mão dos cachos, uma opção é a escova de pérolas de caviar, ou botox e o uso do óleo de argan, que não alisam os fios, mas agem no cabelo crespo com redução de volume em até 80%.
Antes de optar por uma escova definitiva, é bom pensar bem. Uma vez realizada, não é possível reverter.

Gostou? Então deixe seu comentário.

Um comentário: