Aprenda o jeito certo de lavar os cabelos


Xampu não é tudo igual, lavar em excesso pode deixar os fios ainda mais oleosos e até a água pode alterar o "humor" do seu cabelo. É o que dizem cabeleireiros e dermatologistas sobre a forma certa de limpar os fios.

O xampu precisa ser escolhido com cuidado. Para o cabeleireiro Robson Trindade, do salão Red Door, o uso de produtos orgânicos (sem sal, nem detergentes), que não fazem nenhum tipo de espuma, deixa as mulheres com cara de "capa de revista".

"Os xampus considerados totalmente orgânicos (sem sal nem detergente em suas fórmulas, além de não conter outras substâncias como parabeno e silicone) podem deixar os cabelos com aspecto menos ressecado, pois usam agentes menos abrasivos. Eles são indicados para pessoas com cabelos muito ressecados e frágeis", diz a dermatologista Isabela Tavares.
A médica, porém, ressalta que o sal, usado para aumentar a viscosidade e a quantidade de espuma no xampu, não chega a prejudicar os fios.

"Esse negócio do sal é meio relativo", afirma Wesley Nóbrega, do Studio W Higienópolis. Para ele, a boa qualidade de um xampu é mais importante do que ter ou não sal. Além disso, deve ser escolhido de acordo com o tipo do cabelo (oleoso, seco ou com química) e do couro cabeludo (com caspa ou seborreia, por exemplo).

QUANTO MENOS, MELHOR
O dermatologista Marcelo Bellini diz que o problema não é o sal, mas sim a quantidade de xampu usada. "As pessoas usam muito, e ele deve ser usado somente uma vez por dia e em pouca quantidade". Ao dizer uma vez por dia, o dermatologista engloba tanto as pessoas que lavam o cabelo duas vezes em horários diversos, quanto as que aplicam o xampu duas vezes na mesma lavada.
Para ele, é melhor lavar os fios todos os dias da maneira correta, do que esperar dois ou três dias e passar o xampu várias vezes. E vale lembrar que excesso de espuma não significa cabelo mais ou menos limpo.
O dermatologista Davi Lacerda explica que para saber a frequência ideal de lavagem dos fios é importante conhecer o tipo de cabelo. Os lisos toleram melhor a lavagem diária, já os crespos ou cacheados podem quebrar com mais facilidade se lavados todos os dias. Para os crespos ele recomenda lavar apenas duas vezes por semana.

OLEOSOS
Além do ressecamento, usar xampu em excesso e esfregar o couro cabeludo com muita força pode aumentar a oleosidade natural dos fios --problema para quem já tem cabelos oleosos. "Se você remover excessivamente a gordura do cabelo, o organismo vai tentar produzir mais sebo", explica Lacerda.
O dermatologista ensina como saber se um xampu faz bem ou não para o seu cabelo. Nas três primeiras lavagens já dá para notar a maciez (ou não) dos fios. Depois de dois ou três meses, se o cabelo está muito fragilizado e com pontas quebradiças (sendo que não foi feito nenhum processo químico nesse período), talvez seja melhor trocar de marca.

CREME
Nobrega, do W, diz que nos cabelos secos o condicionador pode ser passado no comprimento e nas pontas dos fios, já os mais oleosos pedem hidratação somente nas pontas. "O segredo é o enxágue para tirar todo o produto". Passar os dedos nos fios ajuda a retirar o produto.
Para o cabeleireiro, usar máscara de tratamento no lugar do condicionador, não é uma boa ideia. "Máscara só a cada 10 ou 15 dias. O uso contínuo causa o acúmulo desnecessário de produto nos fios e pode prejudicar na eficácia do produto".

O último truque para deixar os cabelos bonitos ainda no chuveiro é controlar a temperatura da água, que não pode estar acima de 30°C. Como saber: se o espelho do banheiro embaçar só um pouco e sair rapidamente, a temperatura está certa. Se, ao sair do banho, os espelhos estiverem completamente embaçados com o vapor suspenso no ar, é melhor abrir um pouco mais a torneira. Assim como o xampu com muito detergente, a água muito quente retira toda a gordura natural dos fios, deixando os cabelos mais ressecados.

E você, segue alguma das dicas acima? Comente.

Os melhores produtos para seu cabelo estão aqui www.facebela.com.br/cabeleireiros
Tudo em até 10X sem juros!


Um comentário: