Cuide da beleza e da saúde de seus lábios

Protetores labiais com princípios ativos hidratantes previnem e ajudam a curar lábios rachados  
A manteiga de cacau é uma das opções mais conhecidas, mas não a mais indicada. “Ela age de imediato, mas não trata em longo prazo”, diz a farmacêutica e cosmetóloga Sheila Gonçalves. Isso porque a manteiga não possui nenhum ingrediente regenerador, atuando apenas como uma barreira protetora das agressões externas.
O ideal é escolher um cosmético que não só proteja do vento e frio, mas que também hidrate, ofereça proteção solar e agregue outros ingredientes reparadores como vitamina E, ceramidas, glicerina e manteigas de karité, manga ou cupuaçu.
Lábios ressecados também podem parecer mais “murchos” e envelhecer a aparência. Para turbinar os lábios e deixá-los com a aparência mais cheia, a dermatologista Carla Vidal recomenda cosméticos com capsaicina, ativo extraído da pimenta que dá volume instantaneamente, ou ácido hialurônico, que potencializa a hidratação.
Lipbalm, protetor labial ou condicionador de lábios? Existem tantas opções no mercado, com tantos nomes diferentes, que às vezes fica difícil escolher. Mas, segundo a dermatologista Mônica Felici, tanto faz: “Os nomes e apresentações diferentes servem apenas para atrair o consumidor. A função do produto é a mesma”, afirma.
O mesmo vale para o formato do produto. Bastão, líquido ou cremoso, pode ser o que você preferir. “A escolha do formato é mais pela praticidade mesmo. Eu não gosto de nada que seja aplicado com o dedo, então uso em bastão”, conta Sheila. Aplique o protetor labial três vezes por dia, ou sempre que sentir necessidade.
Não caia no erro de puxar as pelinhas soltas e ressecadas dos lábios, por mais tentador que possa ser. Esfoliar a pele delicada da boca também não é recomendado no inverno. A pele do lábio é uma semimucosa, ainda mais delicada que a pele do rosto, e a esfoliação só vai agravar ainda mais o ressecamento, podendo causar machucados e sangramentos.
Se seus lábios já estão rachados ou muito ressecados, a solução é uma hidratação mais intensa durante a noite. Aplique uma camada espessa do protetor labial ou de uma pomada hidratante antes de ir para a cama, e durma com o produto em seus lábios.
Gostou das dicas? Então, deixe seu comentário ^^

2 comentários: