Acelere o crescimento do seu cabelo

Quem já cortou o cabelo e se arrependeu depois, sabe bem como é a ansiedade de esperar os fios crescerem novamente. Não existe milagre que vá te fazer acordar com a cabeleira imensa da noite para o dia! Mas a boa notícia é que existem formas de estimular o bulbo para que os fios cresçam mais fortes e saudáveis.


O crescimento médio dos cabelos é de um centímetro por mês. Pode parecer pouco, mas é bastante coisa se você pensar que isso significa 12 centímetros por ano, com variações de acordo com o metabolismo de cada pessoa.


A terapeuta capilar Sheila Bellotti explica que o crescimento não está condicionado à característica do cabelo, mas sim à utilização dos produtos adequados para cada tipo. O primeiro passo é analisar se o cabelo não cresce por estar sendo tratado de forma errada que o leve a quebrar ou ficar danificado. “A complexidade de fatores que comprometem o crescimento dos fios é muito extensa. Há várias complicações, como as conhecidas displasias pilares, que revelam carências de vitaminas, patologias, má utilização de secadores, escovas, incompatibilidade química entre outros problemas. É importante buscar orientação profissional antes de se iniciar o tratamento.”


Para auxiliar – e acelerar – o crescimento dos cabelos, ela orienta a utilizar ativos que estimulem, oxigenem e nutram melhor o bulbo, para que eles cresçam mais saudáveis, fortes e com brilho. “O processo de nutrição, oxigenação e estimulação do aparelho pilo sebáceo auxilia muito a estimulação do crescimento dos fios. Além disso, com uma ação de limpeza profunda do couro, conseguimos uma renovação celular maior e mais rápida”, explica


Ela explica que existem patologias que afetam o crescimento dos cabelos e que devem ser tratadas por um especialista. “Descontroles hormonais, problemas circulatórios, hereditariedade, deficiência de elementos (vitaminas, ferro, aminoácidos), tudo isso interfere. Por isso, melhore seus hábitos alimentares, relaxe e faça exercícios regularmente. O mecanismo de controle de crescimento dos cabelos é muito sensível. O cabelo nasce no folículo piloso, portanto em relação ao crescimento de nada adianta sair cortando as pontas. Isso é puro mito”, afirma. “Muitos pacientes dizem que os cabelos não crescem, mas cortam um ou dois dedos de cabelo mensalmente, ou seja, tiram o total do crescimento naquele período. Logo, não tem como perceber o mesmo.”


A alimentação também ajuda a manter os fios bonitos, mas, segundo a terapeuta capilar, não é possível afirmar que um tipo de alimento fará o cabelo crescer mais ou menos. Mas ainda assim, a alimentação é muito importante para a formação e manutenção do fio capilar. “O que podemos certamente informar é que uma alimentação balanceada, saudável e a ingestão de nutrientes, como ferro, magnésio, vitamina E, vitamina D, vitamina A, proteínas, aminoácidos, entre outros, vai auxiliar muito o resultado dos fios e a saúde dos cabelos”, diz.
Existem também alguns tratamentos com a finalidade de melhorar a saúde do couro e dos fios. “Para promover o crescimento, utiliza-se a estimulação com ativos específicos e a fototerapia, cujo principal representante é o laser de baixa tensão (LLLT). Os tratamentos terapêuticos podem ajudar muito no crescimento saudável do cabelo, como nutrição, oxigenação e estimulação são indicadas para o conjunto pilo-sebáceo e fios”. 



Algumas dicas valem para todos os tipos de cabelo e são importantes de seguir, como:
-Lave com água fria e evite o uso de água muito quente, pois esta estimula a glândula sebácea a produzir mais óleo e isso compromete a nutrição adequada para o crescimento e, consequentemente, o nascimento de novos fios.
- Evite produtos de base oleosa ou cremosa no couro cabeludo.
- Não durma ou prenda os cabelos quando ainda estiverem molhados ou úmidos, pois proporciona o aumento da família de fungos e bactérias, o que pode promover o surgimento de caspa, dermatite entre outros.
- Nunca molhe os fios sem utilizar xampus. Portanto, molhou, lavou. O acúmulo de água, poluição e oleosidade só pioram o estado do couro e, consequentemente dos fios.
- Use produtos adequados para o seu tipo de cabelo. Para cabelos normais, xampus que proporcionar limpeza sem grande detergência. Já os oleosos, devem evitar xampus detergentes, pois aumentam a atividade da glândula sebácea; enxofre, hamamelis, aminoácidos, ortiga, cisteína, vitaminas B5 e B6, ácidos cítricos e zinco auxiliam no equilíbrio da oleosidade. Os cabelos secos e/ou danificados devem optar por produtos com proteínas reparadoras, glicina, óleo de germe de trigo, com bioativo positivo (complexo de aminoácidos, fosfato de tocoferol, filtro solar quaternizado e protetor térmico) microfilamentos de queratina, ácido eicosonóico e amodimeticone (silicone amínico).

Gostou das dicas?? Então deixe seu valioso comentários para nós!

As melhores promoções em produtos para seus cabelos estão aqui
Tudo em até 10X sem juros!


Um comentário: