Acelere o crescimento do seu cabelo

Quem já cortou o cabelo e se arrependeu depois, sabe bem como é a ansiedade de esperar os fios crescerem novamente. Não existe milagre que vá te fazer acordar com a cabeleira imensa da noite para o dia! Mas a boa notícia é que existem formas de estimular o bulbo para que os fios cresçam mais fortes e saudáveis.


O crescimento médio dos cabelos é de um centímetro por mês. Pode parecer pouco, mas é bastante coisa se você pensar que isso significa 12 centímetros por ano, com variações de acordo com o metabolismo de cada pessoa.


A terapeuta capilar Sheila Bellotti explica que o crescimento não está condicionado à característica do cabelo, mas sim à utilização dos produtos adequados para cada tipo. O primeiro passo é analisar se o cabelo não cresce por estar sendo tratado de forma errada que o leve a quebrar ou ficar danificado. “A complexidade de fatores que comprometem o crescimento dos fios é muito extensa. Há várias complicações, como as conhecidas displasias pilares, que revelam carências de vitaminas, patologias, má utilização de secadores, escovas, incompatibilidade química entre outros problemas. É importante buscar orientação profissional antes de se iniciar o tratamento.”


Para auxiliar – e acelerar – o crescimento dos cabelos, ela orienta a utilizar ativos que estimulem, oxigenem e nutram melhor o bulbo, para que eles cresçam mais saudáveis, fortes e com brilho. “O processo de nutrição, oxigenação e estimulação do aparelho pilo sebáceo auxilia muito a estimulação do crescimento dos fios. Além disso, com uma ação de limpeza profunda do couro, conseguimos uma renovação celular maior e mais rápida”, explica


Ela explica que existem patologias que afetam o crescimento dos cabelos e que devem ser tratadas por um especialista. “Descontroles hormonais, problemas circulatórios, hereditariedade, deficiência de elementos (vitaminas, ferro, aminoácidos), tudo isso interfere. Por isso, melhore seus hábitos alimentares, relaxe e faça exercícios regularmente. O mecanismo de controle de crescimento dos cabelos é muito sensível. O cabelo nasce no folículo piloso, portanto em relação ao crescimento de nada adianta sair cortando as pontas. Isso é puro mito”, afirma. “Muitos pacientes dizem que os cabelos não crescem, mas cortam um ou dois dedos de cabelo mensalmente, ou seja, tiram o total do crescimento naquele período. Logo, não tem como perceber o mesmo.”


A alimentação também ajuda a manter os fios bonitos, mas, segundo a terapeuta capilar, não é possível afirmar que um tipo de alimento fará o cabelo crescer mais ou menos. Mas ainda assim, a alimentação é muito importante para a formação e manutenção do fio capilar. “O que podemos certamente informar é que uma alimentação balanceada, saudável e a ingestão de nutrientes, como ferro, magnésio, vitamina E, vitamina D, vitamina A, proteínas, aminoácidos, entre outros, vai auxiliar muito o resultado dos fios e a saúde dos cabelos”, diz.
Existem também alguns tratamentos com a finalidade de melhorar a saúde do couro e dos fios. “Para promover o crescimento, utiliza-se a estimulação com ativos específicos e a fototerapia, cujo principal representante é o laser de baixa tensão (LLLT). Os tratamentos terapêuticos podem ajudar muito no crescimento saudável do cabelo, como nutrição, oxigenação e estimulação são indicadas para o conjunto pilo-sebáceo e fios”. 



Algumas dicas valem para todos os tipos de cabelo e são importantes de seguir, como:
-Lave com água fria e evite o uso de água muito quente, pois esta estimula a glândula sebácea a produzir mais óleo e isso compromete a nutrição adequada para o crescimento e, consequentemente, o nascimento de novos fios.
- Evite produtos de base oleosa ou cremosa no couro cabeludo.
- Não durma ou prenda os cabelos quando ainda estiverem molhados ou úmidos, pois proporciona o aumento da família de fungos e bactérias, o que pode promover o surgimento de caspa, dermatite entre outros.
- Nunca molhe os fios sem utilizar xampus. Portanto, molhou, lavou. O acúmulo de água, poluição e oleosidade só pioram o estado do couro e, consequentemente dos fios.
- Use produtos adequados para o seu tipo de cabelo. Para cabelos normais, xampus que proporcionar limpeza sem grande detergência. Já os oleosos, devem evitar xampus detergentes, pois aumentam a atividade da glândula sebácea; enxofre, hamamelis, aminoácidos, ortiga, cisteína, vitaminas B5 e B6, ácidos cítricos e zinco auxiliam no equilíbrio da oleosidade. Os cabelos secos e/ou danificados devem optar por produtos com proteínas reparadoras, glicina, óleo de germe de trigo, com bioativo positivo (complexo de aminoácidos, fosfato de tocoferol, filtro solar quaternizado e protetor térmico) microfilamentos de queratina, ácido eicosonóico e amodimeticone (silicone amínico).

Gostou das dicas?? Então deixe seu valioso comentários para nós!

As melhores promoções em produtos para seus cabelos estão aqui
Tudo em até 10X sem juros!


2 comentários: