Manchas na pele: 80% do sol que tomamos na vida será até os 20 anos de idade


Todo mundo quer ter uma pele perfeita, livre de manchas e de cor uniforme. Mas para isso alguns cuidados são fundamentais. A precaução deve começar desde cedo, com o uso do protetor solar. “Já foi provado que cerca de 80% do sol que tomamos na vida será até os 20 anos de idade. E considerando que o dano solar (manchas, envelhecimento, sardas, rugas, vasinhos no rosto, etc) é cumulativo, quanto mais nos protegermos, melhor estará à pele nos anos futuros” afirma a dermatologista estética Dra. Gisele Barbosa.

A dermatologista também explica que hoje em dia temos protetor solar que dura de 6 a 12 horas sem precisar reaplicação. Enquanto os antigos dão mais alergias e duram apenas 2 horas, necessitando de reaplicação 6 vezes por dia, todos os dias. “Além disso, também temos roupas com proteção ultravioleta, que dispensa a necessidade de aplicação de protetor solar nas áreas cobertas pelo tecido” esclarece Gisele Barbosa.

Depois de prevenir os danos futuros, é possível reverter os danos já ocasionados: usando cremes com clareadores, ácidos, estimuladores de colágenos (“antirugas”), hidratantes e anti-oxidantes. “Além disso, temos os procedimentos como peelings químicos, preenchedores, toxina botulínica, luz pulsada e lasers que nos ajudam quando precisamos de algo mais agressivo” ressalta Gisele.

Para saber qual tipo de mancha e o tratamento, o ideal é sempre consultar um especialista antes de fazer o uso de algum produto. A dermatologista esclarece outras dúvidas em relação às manchas:

Existem tratamentos noturnos que ajudam a melhorar as imperfeições?

Sim, temos muitos tratamentos noturnos, principalmente o uso regular de cremes com clareadores, ácidos, estimuladores de colágenos (“antirugas”), hidratantes e anti-oxidantes. Assim conseguimos melhora importante da qualidade da pele. Porém umas observação é fundamental: os cremes comprados apenas com receita médica (manipulados ou não) são bem mais eficazes do que aqueles cremes que compramos sem receita. A Anvisa não deixa que os cremes sem receita sejam fortes, pois podem provocar alergias, manchas ou lesões na pele. Por isso, antes de gastar dinheiro com cremes pouco eficazes ou não específicos para sua pele, passe em sua dermatologista especializada em dermatologia estética.

Qual é o procedimento de lavagem e cuidados na pele que toda mulher deve ter?

O mínimo seria que toda mulher de manhã e a noite lave o rosto com sabonete para a face e de preferência com hidratante especifico para sua pele. Depois aplicar um protetor solar durante o dia. Nunca se esquecendo, é claro, de retirar toda a maquiagem antes de dormir.
Pensando em um bom complemento seria o uso de hidratante específico junto com anti-oxidante e/ou estimulador de colágeno para usar de manhã, antes do protetor solar. E à noite, o uso de um creme com um bom ácido e clareador para efeito anti-envelhecimento.

O uso contínuo da maquiagem ajuda a disfarçar ou piora a pele?

Hoje em dia temos maquiagens com melhores ativos, que nos ajudam a ficar mais bonitas sem prejudicar tanto a nossa pele. O principal é sempre usar maquiagem de qualidade e preferir a qualidade à quantidade na hora de comprar esses artigos.

Sempre retirar antes de dormir e sempre parar seu uso na suspeita de alergia ou irritação. Sempre escolher maquiagens menos oleosas, dando preferência para os pós ao invés dos cremes ou mousses. Assim, a obstrução dos poros da pele será menor e portanto menos oleosidade e acne para a pele.

Deixar a pele descansar sem maquiagem algum (ou alguns dias) da semana ou se tiver que usar todos os dias, nunca se esquecer de aplicar antes o protetor solar e retirar tudo logo que chegar em casa.
Dormir de maquiagem realmente faz mal?

Sim, realmente faz mal, por dois motivos:

-Obstrução dos poros da pele resultando em piora da oleosidade ou acne/cravinhos.

-Produção de radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento da pele.

Ou seja, nada do que as mulheres querem.

Uma boa dica para retirar maquiagem na área dos olhos, principalmente aquelas a prova d’água que são difíceis de serem removidas com os demaquilantes tradicionais seria o uso de shampoo infantil (somente aqueles que não ardem os olhos) apenas na área dos olhos, durante o banho morno. Não fica nenhum resquício de maquiagem.
Gostaram da matéria? Então comentem pessoal, é rapidinho!

3 comentários:

  1. O segredo além da predisposição genética é a Prevenção!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, prevenir é o melhor remédio, srsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Tenho muitas manchas de sol e eu odeio! Me chamam de sorvete de flocos ahahaha

    ResponderExcluir