Varizes: Genética contribui para o surgimento delas

As varizes deixam a maioria das mulheres para baixo. Não se escolhe tê-las e muitas vezes são bem difíceis de serem eliminadas. Mas elas têm tratamento e solução e você não precisará deixar de usar seus vestidos, saias e shorts por conta desse incômodo.

Geralmente, elas surgem a partir dos 20 anos de idade, e podem estar tanto nos homens quanto nas mulheres. “As varizes são caracterizadas por veias dilatadas e tortuosas das pernas, decorrentes de uma doença crônica, evolutiva e genética, denominada Insuficiência Venosa Crônica”, explica o Dr. Enéas Paulo Allet da Rocha Filho, angiologista e cirurgião vascular. Temos, em nosso corpo, veias de diferentes dimensões. As varizes são complicações nas maiores e os vasinhos nas menores.

Há mulheres que são mais vulneráveis a tê-las, de acordo com sua genética e hereditariedade. “Pessoas do sexo feminino e com mais de 30 anos de idade são mais susceptíveis, assim como durante a gravidez. O uso de pílulas anticoncepcionais e a reposição hormonal podem aumentar a probabilidade de varizes”, comenta. Ainda há outros fatores que promovem o surgimento delas, como a obesidade, sedentarismo, tabagismo.

Evitar as varizes pode ser uma atitude difícil, por ter origem genética, muitas vezes. “Pode ajudar a prevenir as varizes fazer o uso de meias elásticas (quando indicadas por um médico), controlar o peso, praticar exercícios físicos e não ficar longos períodos em pé ou sentado”, recomenda.

A hora de procurar um tratamento surge tanto por conta dos sintomas nas pernas – dores, cansaço, peso e inchaço – como também por um incômodo estético. O angiologista e cirurgião vascular explica que “o tratamento pode ser cirúrgico, utilizando a técnica tradicional, laser ou radiofrequência. Como alternativa, há o tratamento com espuma guiado por ultrassom, que pode ser realizado no próprio consultório médico, sem necessidade de anestesia, repouso e com resultados iguais aos da cirurgia”. De acordo com ele, a escleroterapia ecoguiada com espuma é o tratamento menos agressivo e invasivo, que menos limita as atividades diárias e que é indicado para qualquer tipo e tamanho de varizes.

O doutor diz que é muito importante realizar um tratamento o quanto antes para que as varizes não se tornem algo mais complexo. “Por se tratar de uma doença crônica e que vai evoluindo com o passar do tempo a tendência é a progressão da doença. É preciso procurar um angiologista para tirar as dúvidas e ter orientações individualizadas”, recomenda.

Entenda como as varizes se formam
De acordo com o Dr. Enéas, as artérias conduzem o sangue do coração para as extremidades, enquanto as veias têm como função levar o sangue de volta ao coração. Ele diz que há alguns elementos que ajudam nesse retorno, como a bomba muscular das panturrilhas e as válvulas que impedem o retorno do sangue dentro da veia. “Quando essas válvulas não se fecham adequadamente, o sangue retrocede, e isso se denomina refluxo. Nesse momento, aumenta a quantidade de sangue dentro das veias, fazendo com que elas se dilatem”, diz. É aí que se formam as varizes.

O Dr. Enéas diz que, segundo as primeiras conclusões de um estudo espanhol em andamento, elas também se desenvolvem por uma fraqueza das paredes das veias, causada por um envelhecimento precoce determinado pela genética de cada pessoa.


Gostou da matéria? Então, deixe seu comentário

Os melhores produtos para sua pele estão aqui
Tudo em até 10X sem juros ou a vista no boleto!

6 comentários:

  1. eu ja notei alguns vasinhos nas minhas pernas, agora e so tomar cuidado para que nao nascam plantas

    ResponderExcluir
  2. Importante matéria!Prevenção também é importante,principalmente nos casos heredofamiliares(genética).
    Fisioterapia com exercicios para diminuir o refluxo
    melhorar a circulação de retorno!

    ResponderExcluir
  3. @Fatima - É isso ai, prevenção é tudo.

    @Sueli - Com certeza exercícios são fundamentais!

    ResponderExcluir
  4. Aprendi muito com esta leitura. Bjos Celinha

    ResponderExcluir