Cuidados desde a raiz


Alisamento, escova, produtos para os fios. Quantas são suas opções para ter os cabelos mais bonitos? Saiba que, apesar dos efeitos visuais positivos de todos esses tratamentos, existe uma parte muito importante na hora de embelezar os fios que nem sempre recebe a devida atenção: a raiz.

“O cabelo cresce em três fases (anágena – crescimento; catágena – transitória; e telógena – repouso). Para este processo ocorrer da melhor forma, depende fundamentalmente de uma boa irrigação sanguínea do folículo piloso (raiz), além de outros fatores, como estado nutricional da mulher, do equilíbrio hormonal, presença de doenças sistêmicas ou locais, da utilização de medicamentos e fatores psíquicos”, explica o dermatologista Mario Chaves.

Para garantir a saúde da raiz é importante ter cuidado especial com ela, o que pode evitar problemas como caspa - que ao se instalar no couro cabeludo, também atinge a raiz - e alguns tipos de alopecias (queda de cabelo), entre outros fatores que causam dor de cabeça para a maioria das mulheres.

O especialista dá a dica. “Deve-se lavar os cabelos com shampoo adequado para seu tipo, fazendo movimentos delicados e evitar usar condicionadores na raiz, visto que aumentam a oleosidade dos fios. Além disso, é aconselhável fazer hidratação a cada 15 dias e manter o corte”, orienta Chaves, que lembra ainda que em casos de caspa, queda ou outros problemas dermatológicos, é preciso procurar um médico para o tratamento adequado.

Gostou? Deixe seu comentário.

Um comentário: