Cabelos cheio de nós. Saiba como prevenir e acabar com esse mal


O atrito com o travesseiro, o vento e a coloração são alguns dos principais fatores pelos quais se formam os nós nos cabelos. Mas não se restringe a isso. A falta de hidratação e cuidados com as madeixas fazem com que eles embaracem mais facilmente. Além de desconfortáveis, os nós estragam os fios e os deixam, muitas vezes, com aspecto rebelde. Mas eles servem de alerta às donas das madeixas de que os fios estão ressecados e, provavelmente, com pontas duplas. 

“Os  cabelos geralmente dão nós por terem as pontas finas e ressecadas. Quimicamente tratadas ou não, quanto mais longas as madeixas, mais antigas e finas são as pontas, e necessitam de mais cuidados”, explica Fernando Dias,  cabeleireiro  e visagista do salão Delalastra, na zona sul de São Paulo.

Mais do que usar a escova ou pente certo para desembaraçar as mechas, é preciso investir nos produtos e atentar-se a alguns detalhes na hora do banho. Fernando diz que é se deve tirar todos os resquícios do shampoo após a sua aplicação para que o condicionador, ou a máscara de hidratação, tenham a ação de desembaraçar os fios. “Para isso, você pode contar com o auxílio de uma escova raquete com bolinhas nas cerdas ou mesmo um pente. Se for desembaraçar os cabelos molhados, dê preferência aos pentes com, mais ou menos, 1 cm de espaço entre suas cerdas”, indica. Ele recomenda usar o pente ionizado de fibra de carbono, que também é ideal quando se aplica a chapinha.

Fernando afirma que os nós surgem em maior frequência nos cabelos com descoloração. “Ao descolorir os cabelos, eles ficam mais porosos facilitando que se embaracem. O ideal, nesses casos, é usar um leave-in ao desembaraçar os cabelos molhados e depois de secos, um reparador de pontas”, indica. Para os cabelos com mega hair, ou algum outro tipo de alongamento, Fernando aconselha desembaraçar os fios quando estiverem secos para não desprender o alongamento, já que a umidade deixa o cabelo mais maleável.

“Para as mulheres que sofrem constantemente com os nós é ideal tratar os cabelos com delicadeza, não puxá-los com agressividade na hora de desembaraçar, pois ao fazer isso eles se esticam e quando estiverem voltando para o lugar o nó ocorrerá novamente”, recomenda. 

Gostou das dicas? Deixe seu comentário :)

Um comentário: