Alergia a cosméticos: Dermatologista ensina prevenir coceira e vermelhidão


Você ficou dias sonhando com um produto de beleza e, quando conseguiu comprar, ele te causou uma alergia. A situação é desagradável, mas é muito comum. Com uma oferta cada vez maior de cosméticos, aumenta também o número de substâncias diferentes em contato com a nossa pele e, consequentemente, a possibilidade de alguma alergia ser desencadeada. Os principais sintomas causados são coceira, vermelhidão, leve inchaço e, em casos mais graves, até bolhas. 

A dermatologista Mônica Aribi explica que qualquer tipo de componente pode desencadear uma crise alérgica. Mas há alguns produtos que causam alergia mais comumente, como, por exemplo, os formaldeídos e os corantes, principalmente os vermelhos. 

Se não houver cuidado, a alergia pode evoluir para algo mais sério, infecionando a lesão e necessitando de tratamento com antibióticos. E se você já é alérgico a um produto, fique atento. Sua chance de ser alérgico a outros é maior, pois a maioria deles têm em suas fórmulas alguns componentes comuns, como os conservantes.

Raramente alguém descobre uma alergia antes, o comum é que descubram no momento do contato. No entanto, é possível se prevenir. “Ao utilizar um produto novo, coloque uma pequena quantidade no antebraço e aguarde por algumas horas. Repita por mais dois dias e, se não aparecer nenhum sinal de irritação, você pode usá-lo normalmente”, orienta a dermatologista.

A alergia pode ocorrer com cremes, shampoos, maquiagens, desodorantes, perfumes, entre outros, mas a mais comum é a esmaltes de unhas. A boa notícia é que as melhores marcas possuem produtos na versão antialérgica, inclusive já há uma extensa variedade de cores de esmaltes. A notícia ruim é que não há tratamento. “Uma vez alérgico a um produto, sempre alérgico. O que existem são formas de acalmar as crises, com uso de antialérgicos e cremes com cortisona”.

Gostou da Matéria? Então, deixe-nos seu comentário.

Toda linha de cosméticos antialérgicos CLINIQUE em até 10X sem juros
Compre online aqui > www.facebela.com.br/clinique

0 comentários: