Veja os cuidados que você deve ter com a maquiagem

Você é daquelas loucas por maquiagem? Não resiste a uma novidade na prateleira? Mas um cuidado não muito comentado é o prazo de validade de cada maquiagem. Assim como todo cosmético, ela também apresenta riscos à saúde se for utilizada de maneira inadequada.

Segundo a farmacêutica Anelise Helena Leite Leal, da Tave Pharma, um produto que tem seu prazo de validade vencido há pouco tempo, não vai estragar de uma hora para outra. Mas daquele dia em diante, não há mais a garantia que a usuária tem de, se usar e ocorrer uma alergia, ser ressarcido ou responsabilizar a empresa pelas reações adversas. O produto perde toda sua garantia.

Vale lembrar que o rímel e os cosméticos que tem proximidade com mucosas ou olhos são geralmente os mais perigosos e os campeões das queixas nos dermatologistas. "A pele já tem um sistema de defesa e uma microbiota muito eficaz de proteção contra bactérias e ácidos. Mas os olhos e as mucosas já são mais desprotegidos", explica.
Outra dica da farmacêutica é que, geralmente a contaminação recente não altera cor, nem odor do produto. Mas, pode contaminar o usuário, mesmo com poucas colônias formadas. Deve-se lembrar que bactéria é microscópica, quando o produto mudou de cor, o odor está bem alterado, então, é contaminação na certa.
Por isso, não confie naquele blush lindo e com cara de novinho, ainda depois de vários meses. Não importa se é uma base ou batom, a base atinge uma área maior do rosto, sua contaminação acaba por ser mais agressiva que a do batom, mas o risco é igual a ambos.
As reações são iguais ou ainda piores que os cosméticos. Pois, na  maquiagem, a quantidade de corante, potencialmente alergênico, é muito maior. Produtos expostos ao consumo e que apresentem problemas físico-químicos e ou microbiológica, além de descumprirem os requisitos técnicos de qualidade podem, ainda, colocar em risco a saúde do consumidor configurando infração sanitária.
A apresentação dos dados de estabilidade, exigida no ato da regularização do produto ou pela autoridade sanitária quando das inspeções, está estabelecida na legislação vigente. Além disso, deve ser cumprido o estabelecido no Termo de Responsabilidade firmado pela empresa, por meio do qual declara possuir dados que atestam a eficácia e a segurança do seu produto.
Eles podem, além de oxidar (começa a escurecer), separar a fase oleosa da aquosa, talhar, alguns ativos podem se depositar no fundo do recipiente e não misturarem-se mais formando uma placa sólida. O pH pode alterar drasticamente, queimando o local de aplicação. Ou pode também haver contaminação bacteriana que, por sua vez, contamina o usuário. Aliás, tudo pode acontecer ao mesmo tempo também!
Dicas

Evita armazenar a maquiagem no banheiro, por causa da umidade.  Maquiagem  tem que ser guardada em lugar seco. Coloque em uma caixa ou frasqueira no closet ou armário, e leve para o banheiro quando for maquiar-se. Coloque aqueles dessecadores à venda nos supermercados para prevenir a umidade do recipiente. E lembre-se de substituí-los frequentemente por novos.

Cole as datas de validade dos produtos para não esquecer de conferir periodicamente.
Use sempre sua maquiagem, para quando chegar o dia de jogá-la fora você saber que aproveitou bem. Hoje em dia, as maquiagens de boa qualidade protegem e tratam a pele como se fossem bons cremes.

Escolha tons apropriados para sua pele e seu estilo de vida. E não compre em excesso. Assim você usará constantemente e quase até o fim do produto.
Lave seus pincéis com xampu anticaspa de quinze em quinze dias e seque-os com secador de cabelos. Muitas vezes são eles que contaminam a  maquiagem.
A cada mês, passe aspirador de pó na gaveta ou necessáire de maquiagem. Note como ficam sujas de pó. Isto é uma grande fonte de alimentação para bactérias e ácaros.

Anote as médias das datas de validade e guarde no fundo da sua gaveta ou na tampa da sua caixa de  maquiagens:

Rímel: 3 meses
Base: 6 meses
Corretivo: 8 meses
Pó de rosto: 12 meses
Sombras: 12 meses
Gloss e batom: 12 meses
Blush em creme: 12 meses
Verniz: 12 meses
Blush em pó: 24 meses
Pó bronzeador: 24 meses
Creme de olhos: 3 meses
Filtro solar: 12 meses
Cosméticos naturais: duram muito menos tempo do que os cosméticos tradicionais

Gostou das dicas? Então deixe seu comentário!


6 comentários:

  1. Excelente texto. Muito obrigada. Bjos Celinha

    ResponderExcluir
  2. valeu as dicas ..super bem vindas pra mim ....
    bjus com carinho

    ResponderExcluir
  3. Eu já fiz uso de maquiagem vencida, mas isso foi antes de conhecer os blogs e criar o meu... após isso, eu tive maiores informações sobre o assunto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei,as dicas são ótimas.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Xi...
    Nunca me liguei em validade de maquiagem.
    Ótimo post.

    Sucesso.
    Paulinha

    ResponderExcluir