Caspa, descubra como tratar.


Estudos estimam que 40% da população brasileira sofre com dermatite seborreica, mais conhecida como caspa. O problema aumenta com a chegada do frio, isso porque a caspa está ocasionada pela descamação oleosa do couro cabeludo, e nessa estação do ano o banho com água mais quente faz com que os fios fiquem mais oleosos, propícios para o crescimento de fungos.

A dermatologista Bruna Falcone esclarece que a caspa inicia com o funcionamento inadequado das glândulas sebáceas. Essa alteração das glândulas faz com que a pele se renove em dias, enquanto o normal seria ter essa renovação uma vez por mês.

Essa troca acelerada da pele faz com que nosso organismo elimine uma enorme quantidade de células mortas, que quando agrupadas, formam as escamas ou pontinhos brancos que vemos no couro cabeludo e em roupas escuras.

Não existe uma causa estabelecida para a existência da caspa, podendo haver vários fatores para a sua formação, tais como: alimentação incorreta, distúrbio hormonais, estresse, ansiedade, depressão, tratamentos químicos no cabelo, entre outros. A doença atinge tanto o sexo feminino como o masculino na mesma proporção.

Ela pode ser fina e esbranquiçada ou grossa mais amarelada e gordurosa, e pode ocorrer em qualquer tipo de cabelo. Nos recém-nascidos a caspa surge dentro do quadro relacionado como eczema infantil. Em jovens e adultos as chances de desenvolver caspa é maior.

Para tratar do problema, especialistas aconselham a lavagem diária dos fios de cabelo. Muitas pessoas fazem o contrário, deixam de lavar por achar que assim o problema vai melhorar, mas quanto mais oleoso o cabelo está, mais proliferação do fungo terá, agravando a caspa. “Existem medicações de aplicação local e oral para o tratamento, e estas devem ser associadas à correção dos fatores agravantes para o controle da caspa ser efetivo”, complementa a dermatologista Dra. Bruna Falcone.

Os shampoos anti-caspa também ajudam a controlar a dermatite seborreica, pois contém agentes esfoliantes que auxiliam na remoção das escamas e possuem substancias anti-inflamatórias para o alívio da coceira e agentes que diminuem a oleosidade do couro cabeludo. “Quando a caspa está ativa, o uso do shampoo deve ser frequente. Após a melhora, ele pode ser mantido uma vez por semana para evitar recidivas”, afirma a dermatologista.

Gostou da dica? Deixe seu comentário!

3 comentários:

  1. Caspa é muito chato né. Bjos Celinha

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar que o estresse realmente piora os casos de caspa.
    Adorei o post.

    Sucesso.
    Paulinha

    ResponderExcluir
  3. @Paulinha - É verdade, conheço casos como este. Obrigado meninas e voltem sempre!

    ResponderExcluir