Mitos e Verdades sobre os cabelos


Para desfazer o nó de informações trazidas por novos estudos, “produtos da moda” e boatos, veja as dicas dos dermatologistas e descubra se você está cuidando dos fios do jeito certo.
Os cabelos levam 24 horas para secar, por isso, lavá-los diariamente pode causar sérios problemas. MITO
A dermatologista e especialista em cabelo Ursula Metelmann esclarece que o  tempo para secar depende da umidade do ambiente, da quantidade de fios, e do uso (ou não) do secador. “O cabelo pode ser lavado diariamente desde que seque solto. É aconselhável lavá-lo de preferência durante o dia e não dormir com ele molhado. É melhor usar secador se for o caso”, diz a profissional, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Se for essa sua escolha, opte pelas temperaturas morna ou fria, já que o calor ativa as glândulas sebáceas. A água segue a mesma regrinha: quanto mais fria melhor. “O mais importante para cuidar dos cabelos é maneira de lavá-los. O ideal é usar a água mais fria possível e não embaraçar os fios durante a lavagem, ou seja, lavar com suavidade”, ressalta o dermatologista também membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Jaques Zielonogora.
É verdade que ingerir clorofila (em sucos, por exemplo) faz bem para o cabelo? VERDADE.
A clorofila aumenta o suprimento de oxigênio a nível celular, além de ser rica em várias vitaminas que ajudam a compor novos fios. “Proteínas em geral são muito importantes para a formação dos novos fios. Sua expressão maior é a conhecida queratina”, explica Zielonogora. Dessa forma, é recomendável comer peixes, frutos do mar, ovos, carne vermelha e suplementos dietéticos com proteínas. “Outro componente importante para o organismo e também para o cabelo é a sílica. Cereais, como aveia e arroz, alface, couve e semente de girassol podem fornecer esse componente, assim como suplementos de origem marinha, que são ricos em sílica e proteínas, ingeridos em forma de cápsulas”, complementa.
Queda de cabelo não tem cura. MITO.
Talvez a palavra “cura” não seja a mais adequada. Ursula explica que existem quedas como as alopecias androgenéticas (calvície) realmente não têm cura, no entanto, existem tratamentos. Quando relacionado a outras causas como a anemia, problemas na tireóide, pós-operatórios e quimioterapias, o problema é transitório. A cura depende da origem do problema, em maior ou menor grau e quem poderá fazer uma avaliação criteriosa será o dermatologista. Nesse caso, muitos fatores serão analisados, como as possíveis origens genéticas, hormonais, falta de proteínas e nutrientes adequados, estresse físico e emocional, entre outros.
Cortar as pontas dos fios faz o cabelo crescer mais rápido? E colocar anticoncepcional no xampu acelera o crescimento? MITO.
De acordo Ursula, a haste do cabelo não interfere na queda, que acontece na raiz. A dermatologista informa, ainda, que colocar anticoncepcional no xampu não faz o cabelo crescer. “A calvície feminina até pode ser tratada com hormônios como a progesterona, mas a dose e assiduidade devem calculadas”, diz. Zielonogora ressalta que ao fazer essa mistura há o risco de os hormônios contidos nos anticoncepcionais serem absorvidos, causando alterações hormonais imprevisíveis. Então, o que fazer para o cabelo crescer mais rápido? Alimentar-se bem, ter hábitos saudáveis, ter as horas de sono recomendadas e fazer atividades físicas. “Isso reflete em tudo, inclusive nos cabelos”, conclui o médico.
Condicionador faz o cabelo cair? POLÊMICO
Essa pergunta é complicada e nossos especialistas consultados divergem na resposta. Na opinião do dermatologista Jaques Zielonogora, a resposta é afirmativa. “Condicionador deve ser usado com parcimônia. Facilita no penteado e no desembaraçar dos cabelos, mas interfere nas moléculas de queratina, enfraquecendo-as. Muita cautela!”, afirma. Para ele, o ideal seria lavar o cabelo como se os dedos fossem um “grande pente”, começando desde o couro cabeludo, de forma a lavar e desembaraçar o cabelo, suavemente, ao mesmo tempo. Ao final, basta enxugar os fios, pressionando-os com a toalha. Mas se você não abre mão do produto, a recomendação é aplicar pouco e apenas da metade do cabelo até as pontas. Quanto menos você embolar o cabelo durante a lavagem, menos vai precisar do creme. Para Ursula Metelmann, o condicionador não é vilão e ainda ajuda a fechar as cutículas do cabelos que foram abertas ao aplicar o xampu de limpeza. “Ao fechar as cutículas, o fio fica com a textura mais lisa. Além disso, o condicionador contém substâncias que dão maciez e flexibilidade aos fios. O excesso, no entanto, fica aderido ao fio e isso pode dar um aspecto pesado, empastado e oleoso”.
Gostou? Deixe sua opinião nos comentários!


4 comentários:

  1. Amei este texto . Cuido muito dos meus fios. Bjos Celinha

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post e confesso que já coloquei remédio no shampoo rsrs mas foi só uma vez.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post.
    Realmente existem muitos mitos.

    Bjkas.
    Paulinha

    ResponderExcluir
  4. Obrigado meninas! Que bom que gostaram. Voltem sempre!

    ResponderExcluir