Máscara de melancia hidrata e protege a pele dos radicais livres

Se você adora melancia, por ser uma fruta leve, rica em água que ajuda a desintoxicar o organismo, vai gostar de saber que, quando usada como máscara facial, ela também faz muito bem à pele. Rica em vitamina A e licopeno, a fruta tem poder hidratante e protetor da pele. Por possuir betacaroteno, antioxidante que inibe radicais livres, a máscara de melancia também previne os efeitos do tempo e ainda auxilia no bronzeamento da pele.
Outra boa notícia é que quando transformado em vitamina A em nosso organismo, o betacaroteno da melancia estimula a produção de melanina, pigmento que protege a pele dos raios ultravioletas. E não é só isso. “O licopeno da melancia, assim como de outras frutas vermelhas, repõe células perdidas, por isso atua contra os efeitos da idade”, diz Valcinir Bedin, médico dermatologista, diretor do Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento (CIPE) e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC).
Lúcia Reiko Konishi Takatsu, nutricionista, esteticista e proprietária da clínica Magic Tan, de São Paulo, defende o potencial de hidratação da receita mesmo em forma de suco. “A máscara facial de melancia pode ser feita até em forma de suco e aplicada sobre a pele que irá garantir uma cútis macia e aveludada”, diz a esteticista.
Contudo, o potencial da máscara facial é reforçado, se misturada à cenoura - também rica em betacaroteno e ao mel - fonte de potássio, essencial para qualquer receita caseira, porque deixa a pele hidratada. “O mel tem a função antibiótica e hidratante, pois o própolis atua como bactericida e tem poder higroscópico que  segura água na pele”, acrescenta o dermatologista.
Confira a seguir uma receita caseira de máscara facial que usa melancia, cenoura e o mel para hidratar e proteger a pele dos efeitos nocivos do sol, do tempo e dos radicais livres.
Máscara hidratante de cenoura e melancia
Ingredientes

1 cenoura média
1 pedaço pequeno de melancia
1 colher (de sopa) de mel
Modo de preparo e aplicação
Rale bem a cenoura em ralo fino e reserve. Retire as sementes da melancia. Amasse a polpa e reserve. Misture o mel com a cenoura ralada e com a polpa amassada da melancia. Aplique a máscara sobre rosto limpo de maneira uniforme até formar uma camada grossa sobre a pele. Deixe agir por 20 minutos e lave com água fria a seguir. O procedimento pode ser repetido a cada 15 dias.
Vale lembrar que a melancia quando consumida in natura ainda tem efeito diurético por conter muita água, além de cálcio, fósforo e ferro, minerais essenciais para o organismo. A fruta também é rica em vitaminas B e C. Por fim, seu consumo regular também pode combater problemas cardiovasculares.
E você, gosta de melância, srsrs? Deixe seu comentário!

5 comentários: