Famosas criam looks diferentes usando lápis macio; saiba como copiar

Da esquerda para a direita: Anne Hathaway exibe maquiagem leve; Eva Longoria mostra os olhos delineados com leve esfumado; Fergie adota maquiagem bem marcada

Indispensável na bolsa das mulheres, o lápis macio se encaixa em quase todas as maquiagens. O item pode servir tanto para realçar o olhar de forma simples, como para marcar o contorno ou criar uma produção carregada para a noite, por exemplo. Tudo depende do traço, da intensidade ao aplicar e do desenho criado. Geralmente usado na cor preta, também pode substituir o delineador e a sombra com pequenos truques para aumentar ou diminuir os olhos.
O estilo marcado, do tipo mais dramático, é o visual preferido das famosas em festas ou grandes eventos. Já para o dia a dia ou ambiente de trabalho, o lápis com textura cremosa aparece mais leve e sutil. O maquiador Elton Thadeu, do salão Blend, e a maquiadora Simone Tinelli, ambos de São Paulo, ensinam três looks diferentes com o produto: discreto, delineado e carregado.


DISCRETO: O look básico pede uma aplicação mais suave e discreta. O indicado é fazer um traço delicado e fino, bem na raiz dos cílios, na parte superior e inferior dos olhos. O maquiador Elton Thadeu não recomenda o uso do lápis preto na linha d’ água, já que escurece ainda mais a produção. O profissional indica substituir o produto pelo branco ou bege e conta que o truque é uma opção para aumentar o olhar. “Se optar pelo preto, deve fazer o acabamento por fora”.

A produção é ideal para usar durante o dia ou no ambiente de trabalho. Uma dica da maquiadora Simone Tinelli é aplicar uma sombra preta, ou café, sobre o contorno para fixar ainda mais o traço. “Recomendo o uso de um lápis bem resistente e à prova d’água para não escorrer durante o dia, nem criar olheiras embaixo dos olhos”, orienta a profissional.



DELINEADO: Para fazer um olho delineado médio, você pode forçar um pouco mais o lápis, tanto em cima quanto embaixo. O traço deve ser mais carregado, podendo completar todo ou contorno ou parando antes do canto interno. O efeito na raiz dos cílios superiores chega a ser próximo ao resultado do delineador líquido. Segundo Simone, é uma alternativa mais prática para mulheres que não têm muita habilidade com o pincel.

 “Tem que tomar cuidado com o traço de gatinho, pois quanto mais grosso, menor fica o olho”, lembra Elton. Para o look durar mais, a maquiadora sugere deixar a região bem sequinha. Outra dica é esfumar os cantinhos para dar um efeito sofisticado ao visual.
O look bem marcado é uma boa opção para a noite e pode ser usado com batons escuros, como vermelhos e vinhos - em alta na temporada do inverno. “Podemos carregar um pouco mais a cor dos lábios e ainda colocar brilho ou sombra para combinar”, sugere Simone.
Eventos mais formais pedem uma maquiagem elaborada, então vale a pena deixar os olhos bem marcados. O lápis macio pode ser aplicado em toda pálpebra e esfumado com auxílio de uma sombra escura. O objetivo é fixar melhor o produto e obter um efeito mais forte e concentrado. Adepta de um estilo rock'n'roll, a cantora Fergie abusa de produções dramáticas. O make todo preto tem bastante personalidade e fica bonito com detalhes borradinhos nas laterais.

CARREGADO: 
Para conquistar o look, Simone recomenda o uso do lápis kajal, que é mais “molinho” e tem bastante pigmento. “Aplique o produto na pálpebra fazendo alguns riscos. Com o dedo, esfume o lápis e aplique em cima uma sombra escura, que pode ser preta, azul, marrom, verde ou grafite, para criar contraste com a cor”, explica. O lápis finaliza o traçado rente aos cílios inferiores, que deve ser esfumado com a ajuda de um pincel chanfrado ou uma ponteira de borracha.
Gostou das dicas? Então, deixe seu comentário! 

5 comentários: