Como fazer o cabelo crescer.

Especialistas esclarecem os mitos e alertam que manter a saúde dos fios é a melhor receita.

É comum encontrar mulheres arrependidas por conta do novo corte de cabelo. O visual mais curto, ainda que moderno e fashion, tende a causar insatisfação naquelas que estão acostumadas com as longas madeixas. “Não se preocupe, cabelo cresce”, dizem os mais otimistas. Crescer, até cresce. O problema é que o processo é muito demorado.


Receitas caseiras ou crenças populares entram em prática nesta hora, mas especialistas alertam: “Não existe uma fórmula. É a saúde da pessoa que influencia no crescimento do cabelo”, explica Fransisco Le Voci, coordenador do departamento de cabelo e unha da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


O fio do cabelo cresce, no máximo, um centímetro por mês – e isso pode variar para menos. Sobre os mitos e receitas da vovó, não existe comprovação científica de que as fases da lua ou misturas caseiras influenciem o crescimento. “Os mitos em relação ao corte, como cortar as pontas, raspar a cabeça e ou utilizar plantas colhidas no jardim não possuem qualquer tipo de efeito”, esclarece o médico e tricologista Luciano Barsanti. 
Diferenças individuais e limitações da fisiologia também explicam o porquê daquela amiga estar sempre com um cabelão enquanto o seu parece não sair do lugar. “Existem pessoas com ciclos capilares mais lentos que outras. São questões relacionadas ao metabolismo, absorção de nutrientes, de enzimas, aminoácidos e proteínas”, conta o dermatologista. 
Além do déficit nutricional, dietas mal conduzidas, pós-parto, stress emocional, tratamentos químicos, cosméticos usados em exagero ou reações de sensibilidade local são fatores que auxiliam na queda do cabelo ou prejudicam o desenvolvimento do mesmo. Assim, evitar fatores prejudiciais parece ser mais efetivo que apostar na sorte.
Mulheres buscam no salão de beleza a fórmula milagrosa para chegar ao look ideal. “De cada dez clientes que chegam, três reclamam achando que o cabelo está curto e não cresce”, conta Nilsa de Jesus, do salão PPM Cabeleireiros. Mas de acordo com o dermatologista, ampolas, xampus e outros produtos que prometem auxiliar no crescimento, agem apenas como efeito cosmético, já que não possuem comprovações significativas de atuação.
“Pode haver estímulo com loções, vitaminas e laser de baixa potência para tentar acelerar o crescimento. Só que são soluções nem sempre garantidas”, explica Fransisco Le Voci. “Todos os tratamentos de estímulos devem ser recomendados pelo médico e em clínicas especializadas”, completa o tricologista. 
Manter o cabelo (e o corpo) saudável é a melhor receita para favorecer o crescimento dos fios; anote as dicas dos especialistas:
- A alimentação deve ser variada, com frutas, verduras, carnes, peixes, ovos e laticínios;
- Beba água frequentemente, de seis a oito copos por dia;
- Fuja do sol ou proteja os seus cabelos dos raios nocivos;
- Evite dietas sem acompanhamento médico, elas podem enfraquecer o metabolismo;
- Evite agressões químicas frequentes, como tingir e alisar ao mesmo tempo;
- Evite prender o cabelo com elásticos; 
- Dica de hidratação caseira: coloque a polpa e a água de um côco verde no liquidificador. Bata tudo por 2 minutos. Aplique na extensão dos fios e deixe agir por 30 minutos. Enxágue em seguida. A receita proporciona mais brilho e hidratação aos fios, melhorando a textura e facilitando na hora de pentear.

Conheça nossa linha capilar
Tudo em até 6X sem Juros e Frete Grátis*.
Gostaram? Comentem seus comentários são muito importantes para nós!

3 comentários:

  1. Olá

    Venha participar do SORTEIO de 2 JOIAS. Esperamos por vc.

    Bjooooooooooooo............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. é o dificil é a gente seguir essas dicas sempre

    ResponderExcluir
  3. Preciso dessas dicas pois meu cabelo não cresce rápido :/

    ResponderExcluir