Celso Kamura ensina a usar maquiagem para ter pernas de revista e arrasar no Carnaval
Se nos anos 1980 e 1990 eram as meias-calças no tom de pele a arma secreta das famosas para deixar a pele uniforme e lisinha na avenida, nos anos 2000 a maquiagem é a responsável por camuflar defeitos e dar o retoque final às pernas (em geral mais malhadas do que antigamente) do Carnaval.
O recurso não é exclusividade das beldades destaques de escolas de samba. Maquiadores escondem as imperfeições de modelos há tempos em editoriais, campanhas e desfiles de moda. Para cair na folia – seja no clube, no bloco ou na avenida – as pernas ganham sombras metalizadas, base, corretivo, spray de cabelo (sim, para ser usado na pele!) e para, literalmente, brilhar, muita purpurina.
Para o dia a dia, basta saber usar, nas pernas, os mesmos produtos utilizados no rosto da maneira correta. A seguir, o maquiador Celso Kamura, de São Paulo, ensina os truques de como ficar com pernas de revista.
É comum maquiar as pernas das modelos na passarela e em campanhas de moda. Qual o principal efeito?
Celso Kamura: A intenção, neste caso, é a mesma das mulheres comuns que não estão em revista nem na passarela e também o mesmo propósito da maquiagem facial: camuflar pequenas imperfeições como vasinhos, veias ou algum roxinho. Tem como amenizar até flacidez e celulite, tanto os furinhos como a pele flácida, podem ser facilmente disfarçados com spray de cabelo, muito bem espalhado. O produto, que forma um filme sobre a pele, dá a sensação visual de amenizar esses problemas.
A maquiagem de pernas é um truque que funciona no dia a dia? Como fazer para não ficar artificial?
C. K.: Funciona bastante. As mulheres estão sempre com alguma mancha na pele, muitas vezes a perna está bonita, bronzeada, hidratada, mas tem lá um roxinho. Nesse caso, basta camuflar. Para esconder um machucadinho ou hematoma é só aplicar um pingo de corretivo na região e depois passar um óleo corporal, com cuidado para não remover o cosmético. Se passar o óleo antes, o corretivo não vai aderir bem à pele, por isso é preciso cuidado. O segredo é acertar o tom do corretivo com o que será disfarçado. Por exemplo, manchas avermelhadas, como hematomas, o certo é aplicar uma gota de corretivo amarelo na região; para os sinais mais escuros, como roxos, vasinhos arrebentados e hematomas mais profundos, usar corretivo lilás. Depois tem que aplicar um corretivo da cor da pele por cima e espalhar bem, tomando o cuidado de não retirar o de baixo e mantendo o tom da pele uniforme.
Que tipo de make cai bem no carnaval? Quais efeitos são possíveis de fazer?

Tem alguma dica para não manchar a roupa?
C. K.: Infelizmente não. Nem os cosméticos à prova d’água têm essa propriedade, de não sair na roupa. É só aplicar com cuidado e sem exageros e dependendo da roupa aplique antes ou depois – se o look usado for mais curto, sem cobrir muito a pele é indicado fazer antes. Se a roupa for cobrir mais, é bom fazer depois para evitar maquiar as áreas que não ficarão expostas. Vale lembrar que o excesso de produtos na maquiagem de pernas é proibido porque só atrapalha o aspecto natural.
Na sua opinião, que efeito é mais bonito e natural?
C. K.: O bronzeado. Basta passar uma base líquida bronze muito bem espalhada. Dá um colorido e elimina aquele aspecto branco total. Outro truque bacana é o brilho sutil, que fica lindo e é muito sexy. A dica é colocar sombra em pó metalizada no creme hidratante e aplicar na pele. Os tons que ficam mais bonitos são: dourado, cor da pele e bronze. Fica incrível. Mas atenção: tanto no efeito de bronzeado quanto de brilho é bom cuidar para não ficar com as pernas “iluminadas” e deixar os braços brancos, sem graça. O ideal é fazer o mesmo nos braços, para ter harmonia
Gostaram? Comentem seus comentários são muito importantes para nós!