Mascarás de Beleza. Veja como fazer em casa

A gente sempre arranja um espacinho na agenda para se cuidar. Alisar os cabelos, pintar as unhas ou fazer uma boa massagem relaxante é sempre importante para manter a autoestima lá em cima.

E para alguns procedimentos nem é preciso sair de casa. Como aplicar uma máscara facial, por exemplo.
Sem contar que é possível usar os ingredientes que estão na sua despensa para preparar uma máscara especial, seja para combater a acne, reduzir a oleosidade ou apenas para manter a pele sempre jovem.
"Tenha cuidado com a origem dos produtos (se são de boa qualidade e se estão dentro do prazo de validade). Caso seja necessário o uso de água, prefira sempre a filtrada", orienta a Dra. Silvia Takakuwa, dermatologista da Medical Laser.
A dermatologista Miriam Sabino de Oliveira completa: "Não abuse de produtos que sejam muito abrasivos para a pele, como, por exemplo, açúcar mascavo ou cristal, pois escoriam a pele se a pessoa exagera na força ao esfoliar."
Dra. Silvia explica que as máscaras caseiras, por serem feitas com produtos naturais, muitas vezes contendo frutas, têm que ser feitas e utilizadas no mesmo momento. Se sobrar algo, jogue no lixo. 
Com relação à periodicidade, Dra. Miriam afirma que tudo vai depender do tipo de pele. "As máscaras calmantes podem ser feitas com mais frequência, principalmente em pacientes que se submetem a tratamentos à base de ácido ou que tenham problemas com infecções. Já as máscaras esfoliantes devem ter um cuidado maior e um intervalo de tempo maior também."
Na hora de preparar suas máscaras, cuidado com os componentes. Escolhendo os errados o efeito pode ser trágico. Assim, segundo as especialistas, você deve seguir essas orientações:
Pele com acne: evite produtos ricos em óleos, como amêndoas e iogurtes, e procure orientação médica antes de aplicar produtos. A pele com inflamação deve utilizar produtos esterilizados. Caso contrário a infecção pode se alastrar, piorando o quadro.
Pele muito seca: evite argila, por retirar toda a oleosidade da pele, e substâncias muito adstringentes, como o limão.
Pele muito oleosa: segue o mesmo principio da pele com acne. Além disso, fuja de substâncias muito cremosas, como cremes nutritivos que as pessoas costumam misturar com mel e aveia.
Quer algumas receitinhas de máscaras caseiras? Então veja algumas que encontramos para você:

Máscara hidratante de laranja

Ingredientes
½ xícara de aveia
Suco de uma laranja inteira
3 colheres (sopa) de iogurte natural (o iogurte grego é ótimo para isso) 
2 colheres (sopa) de mel 
2 colheres (chá) de casca de laranja seca
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes em uma tigela pequena. Mexa até ficar bem misturado e combinado. Se ficar muito aguado você pode adicionar mais aveia para engrossar. Espalhe uma camada uniforme em seu rosto recém-lavado e seco, tendo o cuidado para evitar a área dos olhos. Deixe agir no local entre 15 e 30 minutos.
Enxágue a máscara com água morna.

Tempo de preparação: 3 minutos

Máscara de pêssego

Ingredientes
Um pêssego maduro
1 colher (chá) de mel
1 gema de ovo (para pele seca) ou 1 clara de ovo (para pele oleosa)
Modo de preparo
Descasque o pêssego e corte-o em fatias. Adicione o mel e a gema (ou clara) de ovo Misture tudo junto e aplique no rosto.

Máscara de gelatina

Ingredientes
1 colher (sopa) de gelatina sem sabor
1 ½ ou 2 colheres (sopa) de leite de qualquer tipo
Modo de preparo
Coloque a gelatina em um recipiente e adicione o leite. Misture até que obter uma coinsistência grossa. Se você achar que a gelatina ainda não dissolveu razoavelmente você pode adicionar mais leite.
Lave bem o rosto. Leve a mistura ao forno micro-ondas 10 ou 15 segundos para que ela fique mais cremosa. Retire, mexa imediatamente e comece a aplicá-la no rosto. Como a gelatina endurece muito rápido, você precisa ser ágil.
Gostaram Meninas??
Comente, deixe sua opinião e concorra a um super prêmio

2 comentários: