Saiba quais itens toda mulher deve ter na hora de se produzir

Os pincéis de maquiagem são essenciais para qualquer mulher que deseja obter um resultado profissional em sua produção. Muitas delas usam o mesmo modelo para diversos fins, fazendo com que o pincel de sobrancelha vire também aplicador de batom, o de base sirva para passar o blush e o mesmo pincel de sombra seja usado em três cores completamente diferentes. Às vezes, um único pincel pode, sim, ser multiuso, mas nem sempre é o caso. A maquiadora Evani Cavanha, do salão Gilberto Cabeleireiros, em São Paulo, indica os modelos básicos que toda mulher deve ter em sua nécessaire e mostra quais são os coringas.


Base
Pode ser passada com uma esponja redonda ou no formato “queijinho”, que requer um pouco mais de paciência. A recomendação de Evani é usar o acessório umedecido. Os pinceis duo fiber carregam menos o produto, por isso conferem um resultado mais natural. Já os pinceis próprios para base, que têm as cerdas mais firmes e achatadas, são a indicação da maquiadora para uma boa cobertura e maior durabilidade.

Pincel largo, redondo e grande. Pode ser usado para aplicar pó solto, compacto, bronzer e até mesmo blush – desde que com muita parcimônia, para não pesar a mão. Também pode ser utilizado no final da produção, para suavizar possíveis excessos e limpar resíduos.
Blush
Pode ser o largo e achatado, que tem as pontas arredondadas, ou o chanfrado, ideal para marcar abaixo das maçãs e afinar o rosto.
Sombra
Existem duas opções: o pincel chato de cerdas ou o pequeno de esponjinha. Para maior praticidade e preço mais em conta, a indicação de Evani é comprar o pacote com pinceis de esponja, que vem com várias amostras. “Separe pinceis para sombras claras e para sombras escuras”, aconselha. Eles podem, inclusive, ser usados para esfumar o côncavo e canto externo do olho, além de também servirem para preencher falhas na sobrancelha.
Esfumar
O ideal é o pincel redondinho. Ele é maior do que o de sombra e tem as cerdas macias. Serve para esfumar sombra escura no canto externo do olho e côncavo, bem como criar um tom degradê entre as cores da sombra e suavizá-las.
Delineado
Chanfrado e com as cerdas bem firmes. Ideal para aplicar delineador em gel acima e abaixo dos olhos, pois garante maior precisão no traço.
Batom
O pincel é achatado e pontudo. Segundo Evani, alguns produtos vêm em embalagens similares às do rímel, o que permite guardar o pincel e proteger suas cerdas, além de evitar uma bagunça na nécessaire.
Sobrancelhas
O pincel tem de ser fino, achatado e chanfrado para um resultado natural. Após aplicar a sombra, esfume com uma escovinha própria para sobrancelhas, daquelas que têm pente de um lado e cerdas do outro.
“O ideal é lavar todos estes pincéis uma vez por semana. Em um recipiente, coloque shampoo neutro e um pouco de água. Mergulhe o pincel nessa mistura e faça o movimento de apertar para tirar os resíduos. Nunca esfregue na mão ou na pia, porque isso faz com que as cerdas se abram e você perca o pincel. Depois de limpo, deixe por bastante tempo na água corrente, até que todas as impurezas tenham saído. Coloque para secar sobre uma toalha. Se quiser, dê leves apertadas para retirar o excesso de água”, ensina Evani.
Ainda segundo a maquiadora, no que diz respeito a pinceis de maquiagem, o mais caro é, de fato, o melhor. No entanto, ela diz que o mercado nacional possui, hoje, produtos de ótima qualidade e que saem bem mais em conta. “Na verdade, o que determina a duração de um pincel é o cuidado que a pessoa tem com ele. Lavando direitinho e cuidando para não abrir as cerdas, o produto vai durar por anos”, garante.
Gostou?! Então deixe sua opinião nos comentário!


-->

11 comentários:

  1. Gente eu adorei essa dica dos pincéis, eu nunca soube direito qual usar, mas agora com certeza vou ficar craque, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Amei o post sobre pincéis,
    são tantos que eu fico confusa
    tenho alguns,e sempre esqueço
    de cada função,aki descobri a função
    de cada um.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, todas ótimas, no começo sempre temos duvidas sobre qual pincel usar, esse post ajuda muito.

    ResponderExcluir
  4. Para quem nao esta expert na make as dicas sao maravilhosa

    ResponderExcluir
  5. Uau, belas dicas!
    Eu não fico sem blush e corretivo e pó!
    Sem bem que rímel e sombra também hehehe
    Mas tem que se maquiar bem né, com os pincéis certos!

    Bjoo

    ResponderExcluir
  6. Por incrivel que pareça, a parte mais dificil pra mim é a hora de passa o blush rs

    ResponderExcluir
  7. Estou precisando me maquiar mais,me maqueio muito pouco e nada melhor que um post relacionado a maquiagens...

    ResponderExcluir
  8. Muito esclarecedor! Estou precisando investir mais em pincéis!!!! Tenho aprendido a me maquiar direito e estou adorando!

    ResponderExcluir
  9. ah esses pinceis são fogo,sao tantos que fica dificil saber pra que serve cada um

    ResponderExcluir