Saiba como recuperar a pele dos excessos cometidos no verão


A temporada de sol, praia e piscina costuma deixar saudades. Se você é daquelas que aproveitam o verão ao máximo, é bem provável que tenha deixado de tomar algumas precauções, como usar corretamente o protetor solar. "Muitos ainda pensam que usar filtro solar impede o bronzeamento, mas hoje em dia os produtos protegem das radiações que causam queimaduras, câncer e envelhecimento, ao mesmo tempo em que permitem a passagem dos raios que dão aquele tom dourado tão almejado à pele", afirma a dermatologista Ligia Kogos, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Quando não há proteção contra a incidência solar desde o início da exposição e durante todo o tempo que se permanece sob o sol, o bronzeado é prejudicado, e surgem outros problemas. "Os piores efeitos dessa falta de cuidado aparecem cerca de oito a dez dias depois: a pele fica sem vida e ganha um aspecto ressecado, surgem manchas brancas e castanhas irregulares e muitas vezes a pele até descasca", completa a dermatologista. Sintomas de que a pele sofreu alterações na sua estrutura e, por isso mesmo, é preciso correr para tentar reaver o prejuízo.
Confira algumas dicas dos especialistas para salvar a sua aparência e ficar só com as boas lembranças da estação mais quente do ano:

Banho morno e rápido
Por mais prazeroso que seja tomar banho quente, quando a pele está ressecada o ideal é baixar a temperatura da água para cerca de 25 graus. "O banho muito quente e demorado acaba com a película de hidratação natural da pele, chamada de manto hidrolipídico, levando ao ressecamento", afirma a dermatologista Carolina Marçon. O tempo debaixo do chuveiro não pode ultrapassar 10 minutos.

O sabonete certo
Como no pós-verão a pele está mais sensível, os dermatologistas recomendam o uso de sabonetes neutros, como os de glicerina, os hidratantes ou aqueles indicados para bebês. "Os líquidos são menos agressivos. E não é preciso esfregar pelo corpo todo, apenas nas axilas, virilhas, pés e mãos", indica o dermatologista Luiz Roberto Terzian, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Buchas também devem ser evitadas, já que danificam a camada de proteção natural da pele.

Hidratação no chuveiro
Aproveite o tempo debaixo da água para começar o seu tratamento. Hidratantes e óleos para serem usados no chuveiro são boas opções para quem não está com a pele extremamente danificada e quer poupar tempo. "Os óleos formam uma camada extra de proteção, que impede a saída da água. O ideal é aplicar no corpo antes de entrar no chuveiro e depois tomar o banho normalmente. O resíduo que fica na pele não é gorduroso e confere maciez", diz Ligia.

Loções pós-sol
Ideais para aliviar ardência e vermelhidão quando a exposição solar passou muito dos limites. Além da textura em gel, mais leve e refrescante, elas contêm propriedades calmantes que atenuam o desconforto da queimadura. "O ideal é aplicá-las antes do hidratante convencional, já que sua absorção pela pele é mais rápida", recomenda Carolina.

Cremes potentes
Os hidrantes potentes para quem precisa recuperar a pele não devem ter perfume ou cor tão pronunciados. "As substâncias químicas presentes nesses produtos podem aumentar a sensibilidade da pele", diz Terzian. Procure os que contêm ureia e silicone em sua composição, que ajudam a proteger a camada superficial da pele e a dar brilho. A região do colo, dos ombros e o alto das costas são áreas que tendem ao aparecimento de espinhas, por isto, caso precise reforçar a hidratação nestes pontos, prefira os cremes com textura leve. Hidrate-se preferencialmente depois do banho, ainda com a pele úmida.

No rosto é diferente
Não utilize o mesmo hidrante para rosto e corpo, que têm características e necessidades diferentes. Caso contrário, em vez de hidratada, a pele poderá ficar com poros obstruídos e repleta de cravos e espinhas. "O melhor é usar hidratantes leves, mas com alto poder de regeneração. Alguns dos componentes com esta função são a alantoína, o pantenol, a vitamina E e os glycans", enumera Ligia.

Descascou?
Quando a agressão às camadas superficiais da pele é muito grande, as células são destruídas e eliminadas. Este é um processo natural do corpo e puxar ou arrancar aquelas pelinhas que se soltam é terminantemente proibido, sob risco de sofrer com manchas. "Apenas massageie o local suavemente durante o banho ou aplique um esfoliante leve para a pele se soltar naturalmente", sugere Ligia. Finalize com uma generosa quantidade de hidratante depois do banho para nutrir a região.
Os melhores protetores solares é aqui
Tudo em até 10X sem juros ou a vista no boleto!

Gostou?? Então comente! Pois quanto mais comentar pode ganhar o prêmio extra do Sorteio 2013!

2 comentários:

  1. Ótimas dicas, o meu caso foi ficar no prego qd o pneu do carro estourou na viagem.. Fiquei sapecada rsrs

    ResponderExcluir
  2. Sou branquinha e quando saio no sol fico parecendo um pimentão, sempre quis ficar com um bronze bonito, mas nunca fica :(((

    ResponderExcluir