Alimentos estimuladores de bronzeado; saiba quais são


Com a chegada do verão, muita gente se anima em pegar um solzinho. No entanto, todo mundo sabe que o sol pode trazer prejuízos à saúde da pele e, por isso alguns cuidados são essenciais, sendo o uso do protetor solar o mais conhecido deles.

No entanto, você sabia que determinados alimentos também podem contribuir para deixar a pele mais bonita, saudável e com um tom dourado? “Certos alimentos atuam como fotoprotetores porque contêm nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios”, diz André Veinert, nutrólogo da Clínica HealthMe Gerenciamento de Perda de Peso. 

O especialista explica que os nutrientes retirados dos alimentos por meio da digestão seguem para a corrente sanguínea, agindo sobre a camada mais profunda da pele (derme) e a mais superficial (epiderme). “A ação desses nutrientes nas células da pele acontece de dentro para fora formando uma barreira protetora contra os raios solares”, acrescenta. 

De acordo com o nutrólogo, as frutas e os vegetais amarelo-alaranjados como cenoura, abóbora, damasco, mamão, pêssego, manga, e folhas verdes escuras, como rúcula, agrião, brócolis e espinafre possuem nutrientes fotoprotetores. “Eles fornecem o betacaroteno, que auxilia na formação da melanina e protege a pele contra os raios ultravioletas, além de atribuir uma cor natural ao bronzeado”', comenta. Além disso, estes alimentos são ricos em vitamina A e carotenoides que ajudam a manter a cor. 

Já o tomate, a beterraba, o pimentão vermelho, a melancia, a goiaba e o morango contém licopeno, que também protege a pele contra os raios ultravioletas. Vale incluir os alimentos indicados no cardápio diário, pelo menos, uma semana antes de se expor ao sol. “Duas porções por dia já são suficientes e dá para apostar em saladas e sucos”, diz. 

Exagerou no sol? 

Se a proposta é garantir reidratação e regeneração da pele, a vitamina C é uma excelente fonte. “E ela está presente nas frutas, como acerola, kiwi, caju, goiaba, manga-rosa, morango, melão, pêssego e nos vegetais, como salsinha, pimentão, couve-manteiga, folhas de mostarda, couve-flor, repolho, tomate e brócolis”, enumera o especialista.“Mas se a pele apresenta vermelhidão, o ideal é consumir chocolate amargo, chá branco e uva roxa que são ricos em flavonoides”, afirma. Neste caso, eles podem ser uma boa estratégia para ativar a circulação sanguínea. 

Por fim, aumentar a ingestão da água, é fundamental para manter a hidratação da pele. “Invista em dois litros de líquidos ao dia, podendo variar com água-de-coco, água aromatizada, sucos naturais ou chás gelados”, finaliza. 

Gostou?? Então comente! Pois quanto mais comentar pode ganhar a prêmio extra do Sorteio 2013!

Toda linha de Bronzeadores Australian Gold
com o menor preço do Brasil!
-->

6 comentários:

  1. Curti muito o post!
    Nem sabia que o chocolate amargo ajudava quando está muito vermelho!
    Adorei os alimentos também, alguns eu já sabia e sempre comia justo por isso.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Não tomo banho de sol.Mas adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  3. adorei esses alimentos fotoprotetores, não gosto de usar bronzeador poque acho que ele judia da pele, principalmente no meu caso, que tenho dermatite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Carolina! Volte e comente sempre! Obrigadoooo

      Excluir