Pele seca: Dicas para mante-la sempre linda e saudável

Enquanto alguns reclamam da pele oleosa, que é mais propensa a acne, outros sofrem com os incômodos que a pele extremamente seca pode causar. Segundo a dermatologista Márcia Linhares, além do ressecamento, a pele seca pode apresentar um aspecto áspero e placas esbranquiçadas, que, às vezes, causam prurido (coceira).

Para aliviar quem sofre com a pele repuxada, reunimos abaixo dicas de especialistas que vão além do “beber água” e “abusar do protetor solar”. Aproveite!


1 - Evite ácidos e fórmulas com álcool
“Quem tem pele seca não tem a barreira de proteção adequada, o que facilita o surgimento de alergias e infecções”, explica a dermatologista Thais PepePor isso, é importante evitar produtos que contenham álcool na fórmula, já que é uma substância muito detergente e resseca ainda mais a pele.
Thais também recomenda evitar o uso de ácidos – se for inevitável, prefira aqueles de concentração mais baixa. Na hora do banho, sabonetes de pH neutro são os mais indicados, já que os de pH alcalino removem o manto lipídico (a barreira que protege a pele).

2 - Hidratação com cremes
Esta é a palavra de ordem para quem tem pele seca. Para caprichar na hidratação, Thais indica cremes e loções cremosas à base de ureia (a concentração deve ser de, pelo menos, 10%) ou glicerina. Mas a dermatologista faz um alerta: se a pele estiver machucada e com fissuras em função do ressecamento, não é recomendado o uso de produtos à base de ureia.

O hidratante deve ser aplicado logo após o banho (nesse momento a absorção é mais eficaz) e antes de dormir. Pode abusar!

3 - Hidratação alternativa
Não são apenas os cremes que podem ajudar nessa missão. As clínicas dermatológicas oferecem injeções de ácido hialurônico, que promovem uma hidratação mais profunda e melhora a qualidade da pele. Segundo Márcia, a substância dura oito meses no tecido e melhora a aparência de rugas. Indicado para a região do colo e para o rosto, o tratamento custa de R$ 800,00 a R$1.200,00 por sessão – a periodicidade ideal da aplicação é uma vez por mês em um total de três meses.

Outra opção para estar com a pele sempre hidratada é o uso oral de cápsulas – como a Hydratée, da Nutricé, vendida no Brasil –, que reúnem a ação antioxidante da luteína com vitaminas E e C. Segundo Thais, essa é uma boa opção para quem passa o dia em um ambiente com ar condicionado, que resseca a pele.

Por fim, Márcia cita a boa e velha máscara caseira para hidratar o rosto. A dermatologista dá a receita: misture abacate com um pouco de óleo de glicerina, uma colher de mel e algumas gotas de qualquer creme hidratante. Na aplicação, basta deixar agir por 15 minutos e lavar. Fácil e eficaz!

4 - Cuidados no banho
Se você gosta de passar horas debaixo do chuveiro vendo a água quentinha correr, pode se despedir da prática: os banhos demorados e com água muito quente – que tira o óleo natural da pele – são contraindicados para quem tem a pele seca. Márcia diz que, por se tratar de uma pele sensível, o uso de buchas e esfoliantes também não é indicado, já que pode irritar a pele. “Quanto menos esfregação houver durante o banho, melhor”, diz a dermatologista.

Os sabonetes mais indicados, segundo a especialista, são aqueles mais oleosos, geralmente à base de glicerina.
 Passe longe dos produtos à base de enxofre e ácido salicílico.

Os óleos de banho também são uma opção para deixar a pele ainda mais sedosa e cheirosa. Márcia indica aplicar sobre o corpo antes de ligar o chuveiro, para que o produto proteja a pele durante o banho. Aposte naqueles à base de óleo de semente de uva, ureia, vitamina E e ceramidas. E abuse do hidratante após o banho!

5 - Maquiagem
A hidratação profunda é ainda mais necessária quando a pele recebe muita maquiagem. “Se a pele não estiver hidratada, a maquiagem pode ‘craquelar’ e dar uma impressão de envelhecimento”, explica Thais.

A especialista recomenda o uso de um primer hidratante antes do make e o BB Cream, o novo queridinho das fãs de beleza que uniformiza a pele, hidrata e tem ativos na composição – ou seja, também trata a pele.

Produtos líquidos são sempre mais eficazes que os pós para quem tem pele seca e, ainda segundo Thais, o demaquilante mais indicado é o em creme.

Então, gostou das dicas? Deixe seu valioso comentário pois ajuda muito! ^^
Os melhores produtos para sua pele estão aqui
www.facebela.com.br
Tudo em até 10X sem juros
-->

3 comentários: