Maquiagem nas crianças: Veja o que o uso precoce pode causar


A maioria das meninas quer usar o batom, blush, sombra de suas mães. É uma forma de se parecer com elas e viver essa realidade que ainda está um pouco distante. Porém, muitas mamães não se dão conta do quão perigoso pode ser para suas filhas usar maquiagens. Além de específicas para pele de adultos, elas podem causar dermatites e até mesmo o amadurecimento precoce.

A Dra. Daniela Lemes, dermatologista, diretora médica da Slim Clinique e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz não ser recomendado que as crianças utilizem a maquiagem de suas mães, pois “aumenta-se o risco de dermatite de contato, já que a pele da criança é mais sensível e absorve mais do que uma pele madura”. Ela ainda comenta que, com isso, corre-se o risco de a criança ter alergia no futuro pelo contato precoce com corantes e substâncias tóxicas. “Isso pode até impedi-la de usar o produto no futuro”, alerta.

De acordo com a especialista, “cerca de metade dessas crianças na idade adulta pode curar espontaneamente a dermatite, mas esse contato precoce pode agravar o quadro de dermatite atópica na adolescência”. Portanto, o que ela indica é que as meninas passem a usar maquiagem apenas a partir da adolescência. “Nessa fase, elas já terão a pele mais madura e com menos sensibilidade de como quando eram meninas”, aconselha. Além disso, é muito importante lembrar que a maioria dos itens da maquiagem é de uso individual, como o batom e mesmo pincéis e esponjas, ainda mais quando quem usa é uma pessoa que tem acne.

“Há maquiagens específicas para crianças que saem na água e não contêm substâncias químicas para manter a fixação, como nas para adultos”, conta. Ainda assim, a Dra. Daniela diz que é importante ter a fiscalização nos produtos cosméticos para evitar problemas dermatológicos. “Quanto mais cedo a criança estiver exposta a componentes químicos, maior sua chance de, no futuro, ter alguma alergia em relação a eles e precisar procurar as linhas para peles mais sensíveis”, alerta.

Por isso, a dermatologista diz que as mamães não devem incentivar suas filhas a brincarem com a maquiagem, principalmente se for de adulto. “É importante a criança ter sua infância sem essa maturidade precoce. Aconselho os pais a explicar a elas os problemas de usar um cosmético feito para o adulto e o que isso pode causar no futuro. Os pais podem até não liberar, mas a criança terá acesso pelos amiguinhos, por isso a importância de se orientar”, diz.

E vocês, mamães, conseguem segurar as pequenas mulheres na hora da make? Comente.

Um comentário:

  1. Acho que criança não precisa de maquiagem! A pele ja é perfeita, mas uma sombrinha de vez em quando pra tirar uma foto ou ir a uma festa acredito que não faça tão mal!

    ResponderExcluir