Maquiadores de celebridades dão dicas para acertar no delineador

É preciso cuidados para fazer a maquiagem com delineador e batom vermelho de Ísis Valverde 
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

ALINE LACERDA
Uma maquiagem bem feita pode ser o segredo de sucesso de qualquer mulher. E, além do básico - corretivo, rímel, blush e batom - outro item tem sido cada dia mais indispensável para um make perfeito: o delineador.
“O delineador serve para dar acabamento na maquiagem. Ele dá um up nos olhos, ajuda a levantar o olhar”, explicou o beauty stylist de celebridades Théo Carias, que também dá dicas de beleza em programas do canal GNT.
Mas, para que o resultado tenha o efeito desejado, é preciso ter precisão no traço, e evitar qualquer borrão é absolutamente fundamental.  “Um traço bem feito é aquele que acompanha o formato do olho, harmoniza com a maquiagem e claro, não possui borrões”, disse Théo.
O segredo? Treino
Por isso, a única maneira de ter sucesso com o delineador é treinar e, na dúvida, praticar um pouco mais. “Tem que chegar na frente do espelho e experimentar os mais diversos formatos que o gênero oferece no mercado”, diz Théo.
O ideal é testar primeiro com lápis de olho e também priorizar os delineadores em forma de caneta, no início. “Com a caneta, o traçado é fino, o que facilita na aplicação, além de não ter excesso de produto. Você vai dando a forma aos poucos. Outra forma que indico também é aplicar com um pincel fino, para qualquer gênero de delineado”, explica o beauty stylist Thyago Mandu.
Como fazer o traçado perfeito
Além de fazer o traçado sempre na mesma direção, outra dica importante é evitar esticar a pele do olho, já que o produto deve ser aplicado apenas com o olho fechado. “Na aplicação, passar rente aos cílios superiores. Começar do canto externo dos olhos em direção ao canto interno. Pois sempre começamos com traço mais grosso e afinamos no final”, disse Thyago.
Se a prática não está muito em dia, o beauty stylist dá uma dica que pode gerar resultados: usar a caneta  e movimentar a cabeça no sentido contrário. “Coloque o delineador no canto interno do olho direito e depois movimenta o rosto para o lado esquerdo com a caneta parada. No final dará um delineado preciso. Mas tem que treinar um pouco também, pois tem que ficar junto à raiz dos cílios”, explica.
Além do traço convencional, é possível também variar com desenhos mais finos ou grossos, além dos geométricos ou parecido com o olhar de Amy Winehouse. Por isso, avalie o seu estilo e escolha também o produto ideal para o tipo de delineado que quer fazer. Há produtos com pontas mais finas e outros que favorecem o traçado mais grosso. “Para traços mais finos usar o pincel em pé, já traços mais grossos, deve-se dar uma leve inclinada”, explica Théo Carias.
Veja qual o tipo certo de traçado para o formato do olho
Além de garantir o traçado sem borrões, o ideal também é escolher o tipo de delineado certo para o formato do olho. “Olhos grandes ficam bacanas com traços largos. Já para os pequenos, traços largos irão ajudar a fechá-los”, explica Théo Carias.
Para quem tem o olho caído, a tendência é realçar ainda mais o formato se usar o delineador somente como contorno. “Neste caso, teria que levantar o traço no canto externo do olho para poder levantar o olhar”, conta Thyago Mandu.
Como usar os delineadores coloridos
O mercado tem agora uma enorme quantidade de delineadores coloridos, com brilho, glitter e outros efeitos. Apesar do glamour a mais que confere ao make é preciso ter cuidados para não abusar nas combinações.
“O delineador colorido tem a mesma regrinha dos batons, sombras e etc. Por exemplo, se você carrega muito na sombra, não aconselho colocar um batom muito forte. Ou ao contrário. No caso dos delineadores, aconselho que tenha um destaque em especial. Logo, não precisa carregar nos outros quesitos. Menos é mais”, comenta Thyago.
Por isso, caso queira inovar e apostar nas cores para o delineador é preciso acertar na combinação dos tons. Uma dica dos experts é apostar no look monocromático, que sugere usar o mesmo tom na sombra e no delineador. “Também vale com as cores complementares, uma sombra laranja com um delineador azul”, sugere Thyago.
“O delineador deve estar em harmonia com o resto da maquiagem”, explica Théo Carias. “Sombras mais neutras combinam com tons extravagantes, ou os clássicos como roxo com verde. Eu aposto sempre no olho tudo, boca nada, ou seja, se carregar no olho, não carregue na boca”, complementa o beauty stylist.
Além da cor, delineadores em pó, gel, incolor e com texturas também estão em alta no mercado de cosméticos. “Eles são um pouco mais elaborados e sendo assim, mais difíceis para aplicar. É necessário prática”, explica Théo.
No entanto, para quem tem firmeza no traçado, vale inovar e arriscar em ovos produtos. “Prefiro aplicar com o delineador em gel. Sua aplicação é precisa e imediata. Seca rápido e a durabilidade é maior”, comenta Thyago.
Como combinar delineador e batom escuro
Um estilo em alta atualmente usado por estrelas da TV, como a atriz Ísis Valverde, por exemplo, é abusar do traçado e combiná-lo com um batom vermelho em um look mais clean. No entanto, o cuidado deve ser redobrado, já que somente estes dois elementos tornam-se os protagonistas do make.
“Combina com qualquer mulher mais ousada. O traço deve ser bem feito, e qualquer falha precisa ser corrigida antes de aparecer em público”, alerta Théo.
Thyago classifica o look como “simples e luxuoso”, mas também observa que é preciso ter um traçado perfeito. “Um errinho por acabar prejudicando, pois ele será o centro das atenções com os lábios. Não tem sombra, então o delineador é atraído pela atenção em sua forma”, explica. 
Gostou das super dicas?? Então comente, é rápido e vale muito para nós!

As melhores e mais famosas maquiagens pelo menor preço do Brasil só aqui
Tudo em até 10X sem juros!

4 comentários: