Crescimento dos fios: Saiba o que interfere no crescimento do cabelo


Os fios de seu cabelo demoram para crescer? Fatores internos e externos podem ser a causa disso, tanto pelos alimentos que você ingere, quanto pelas agressões diárias que o seu cabelo sofre, entre outros motivos. O diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, professor doutor Valcinir Bedin fala sobre os cuidados essenciais e alguns mitos que as pessoas dizem sobre o crescimento do cabelo.

Dar atenção especial à alimentação pode ser uma das formas de ajudar a manter os fios macios e hidratados e estimular o seu crescimento. O Dr. Valcinir conta alguns dos alimentos que você deve apostar na hora das refeições. “Os que são essenciais para o cabelo são as carnes vermelhas, o leite e os frutos do mar com casca, como as ostras, os mariscos, camarões e caranguejos”, comenta.

É necessário tentar não agredir tanto os fios na hora de arrumá-los para sair de casa. De acordo com o Dr. Valcinir, secador, chapinha e baby liss não comprometem o crescimento do cabelo, mas podem deixá-lo mais ressecado e quebradiço. Usar produtos que o protege do calor é uma boa pedida. Na maioria das vezes o cabelo não para de crescer. O que acontece é que por estarem mais frágeis os fios acabam ficando mais finos, o que aparenta não mudar o tamanho.

O que afeta diretamente o crescimento do cabelo, e também é muito prejudicial para a saúde, é o cigarro. “A nicotina causa obstrução dos vasos sanguíneos, especialmente das artérias pequenas, diminuindo a quantidade de oxigênio que o cabelo recebe e, consequentemente, amenizando a velocidade de crescimento”, explica. Fazer dietas rígidas também é prejudicial, pois ficam faltando nutrientes ao corpo. Outro motivo pode ser a genética. “Cada pessoa tem uma velocidade de crescimento. Varia de 1 cm até 2 cm por mês. Alterações hormonais podem levar à parada de crescimento e até mesmo à queda”, diz.

Sempre nos deparamos com vários mitos que as pessoas dizem por aí sobre os nossos cabelos. Um deles é sobre cortá-los para que os fios cresçam mais rapidamente. O Dr. Valcinir explica que isso não é verdade. “Cabelo não é planta. É bom cortar as pontas a cada dois meses para mantê-los bonitos, mas isso não é fundamental”, diz. Ele também conta que a poluição e sujeira não comprometem o crescimento dos fios, mas alteram sua qualidade. “Colocar uma pílula anticoncepcional no shampoo ou cortar o cabelo na lua crescente para que ele cresça mais rápido são alguns dos mitos. Nenhuma dessas colocações é verdadeira”, alerta.

Em relação às tinturas, hoje há produtos que até mesmo servem de proteção para os fios. O especialista comenta que as tinturas mal feitas podem deixar os fios mais frágeis, mas não interferem no crescimento. O importante é manter os fios hidratados a cada 15 dias, pelo menos, para mantê-los fortes e com brilho. Além disso, o Dr. Valcinir aconselha: “dormir bem, lavar dia sim, dia não, usar água morna ou fria, não ficar sob o chuveiro por mais de 3 minutos e não dormir com os cabelos molhados”.

Para fazer os fios crescerem com mais velocidade é possível ingerir medicamentos para estimular as madeixas, mas sempre com o acompanhamento de um especialista. “Hoje há suplementos que podem fazer o cabelo crescer até duas vezes aquilo que eles foram programados”, indica o Dr. Valcinir. “Quando notar que ele está crescendo menos ou caindo deve-se procurar ajuda imediatamente. Quando mais rápido se procurar a causa e corrigi-la, melhor será o resultado”, sugere. Apostar em shampoos e condicionadores que reponham substâncias da estrutura do fio fundamentais para o seu crescimento também é uma boa dica.

Gostou da matéria? Então comente, é muito importante para nós!

Os melhores produtos para seu cabelo estão aqui
Tudo em até 10X sem juros!

3 comentários: