Olheiras: saiba como suaviza-las em casa.


Quase nada pode ser pior do que olhar no espelho e notar aquela marca escura abaixo dos olhos. E dá-lhe maquiagem para disfarçar o tom de pele antes de sair de casa. Pode até dar certo por algumas horas, mas as olheiras continuam debaixo das camadas de corretivo e sempre que lavar o rosto, elas vão reaparecer.


“As olheiras são causadas pelo acúmulo de vasos sanguíneos, melanina (pigmento que dá coloração à pele) ou aumento das bolsas de gordura na região da pálpebra inferior. Essas situações resultam em um tom escurecido na pele”, explica o esteticista e cirurgião plástico Leonardo Aguiar.



Alergias, dermatites, fatores hereditários, congestão nasal, exposição solar, stress, uso de cigarro e a ingestão de álcool podem causar olheiras. Para evitar o surgimento ou aumento delas, é preciso ter hábitos saudáveis e dormir bem.



Também existem opções para suavizar as marcas já existentes, como sachês de chá de camomila, pepino e ômega 3 (Confira dicas abaixo). Além disso, tratamentos estéticos e cirúrgicos que têm o objetivo de melhorar a qualidade da pele podem tirar as manchas, como peelings e outras técnicas que têm objetivo de retirar o excesso de pele e o excesso de bolsas de gordura na pálpebra inferior (uma cirurgia chamada blefaroplastia).



“É muito importante descobrir, com a ajuda de um médico, quais são as causas das olheiras, pois isso varia de pessoa para pessoa. Ele saberá indicar a melhor solução para o problema”, indica Aguiar.



Entenda o que ajuda e por quê:



Compressas de água fria - o líquido frio em contato com a pele ajuda a diminuir o inchaço e suaviza as marcas abaixo dos olhos



Saquinho de chá de camomilaA cafeína que existe nos saquinhos de chá, bem como outras propriedades antioxidantes presentes que melhoram a qualidade da pele, também ajudam a diminuir o inchaço dos olhos. O chá de camomila, em especial, tem propriedades anti-inflamatórias, que auxiliam no processo. “Sempre devemos lembrar de usar o saquinho de chá frio e bem espremido para evitar que o líquido entre em contato com os olhos”, orienta o médico Leonardo Aguiar.

PepinoO pepino cortado em tiras bem finas e estando bem limpo, em contato com a pele das pálpebras, ajuda a clarear e amaciar a pele. “Lembre sempre de evitar o contato direto com a parte interna dos olhos, e caso você tenha alguma ferida na pele, evite esse procedimento até que tudo esteja bem cicatrizado”.

Ômega 3O ômega 3 é um potente antioxidante que ajuda a melhorar a qualidade da pele, entre outros benefícios. Vale a pena consumir alimentos que possuam esses ácidos graxos, como peixes (os de água salgada e profunda, como salmão, sardinha e atum), semente de linhaça, castanhas, nozes, óleos vegetais e vegetais de folhas verde-escuras (brócolis, rúcula, couve e espinafre).

0 comentários: