Cuidados com a pele nos dias secos


O tempo seco deve castigar São Paulo até o próximo sábado. Alguns cuidados com a pele evitam que ela fique esbranquiçada e descasque em decorrência da umidade baixa do ar.
"Tomar bastante água ajuda todo o corpo. Além disso, é importante ficar de olho na quantidade de sabonete na hora do banho, o excesso resseca ainda mais", explica o dermatologista Davi Lacerda.


O ressecamento excessivo pode causar coceiras, principalmente nas pernas. Lacerda diz que nesses casos, coçar aumenta o sintoma. Hidrate a pele e se não melhorar após alguns dias, procure um médico.
Os dermatologistas afirmam que a hora certa de se passar cremes no corpo é logo após o banho, quando a pele ainda está úmida. Lacerda explica que algumas substâncias presentes nas fórmulas desses cosméticos, como ácido hialurônico, retém a água na pele.

Isabela Tavares, dermatologista do Vita Check-Up Center, diz que para quem já está com a pele esbranquiçada o ideal é usar os cremes que prometem hidratação por até 24 horas. Aplicar o hidratante comum ao menos duas vezes por dia também resolve. 

O uso de óleo durante o banho ajuda, mas para alguns especialistas não substitui o hidratante. "Produzem uma sensação de pele macia, mas não hidratam de verdade. Apenas diminuem a perda de água da pele", diz Tavares. Já Lacerda diz que eles podem ser um substituto para os cremes.

Quem tem pele oleosa e com acne precisa ficar atento à reação dos produtos contra espinhas e cravos. Por retirarem da superfície a proteção natural da pele (chamado manto lipídico), o ressecamento pode ser ainda maior. Segundo Lacerda, nesses casos é importante observar. "Para algumas pessoas não muda nada, mas as mais sensíveis podem sentir a diferença". Os protetores solares com álcool (comum nas fórmulas em gel) devem ser evitados nesses dias, pois contribuem para o ressecamento da pele, diz Lacerda. 


Usar base ou corretivo para disfarçar a pele ressecada do rosto pode piorar a situação se o produto não for adequado. "Nem pense em usar base mousse, pancake e base duo (mistura de pó e base)", afirma Virgínia Gregório, maquiadora do salão Studio W. Por serem mais sequinhos, esses produtos marcam as áreas desidratadas da pele. Virgínia indica bases liquidas fininhas. "Eu tenho um truque. Coloco a base no dorso da mão e espirro água termal (leia mais sobre ela aqui ) duas vezes sobre ela, misturo com o pincel e só então aplico no rosto", conta. A água termal ajuda a diluir a base e dar mais viço a pele.

A aplicação também requer cuidados específicos. A maquiadora indica pegar mais perto da ponta do cabo do pincel, para que o contato dele com a pele seja bem leve e não deixe a maquiagem marcada. Se preferir os dedos, use o anular, que é mais delicado.

Nesses dias é melhor dar uma folga para o . "Só se a pele estiver brilhando demais, daí pode usar um pouco na zona 'T'", diz. Assim como as bases secas, o pó marca as áreas ressecadas do rosto.

MÃOS

As cutículas também sofrem nos dias secos. Não deixe de carregar um hidratante para mãos (mais espessos) na bolsa. "Se a cutícula começar a descamar, passe um pinguinho de hidratante sobre a área", ensina Lacerda. A ideia é super-hidratar a cutícula ressecada solta, evitando que ela aumente. Arrancá-la ou puxar com os dentes machuca e está fora de cogitação.

Gostou da matéria? Então deixe seu comentário, pois ele é muito importante para nós.

Os melhores cosméticos e perfumes com o menor preço do Brasil estão na
Tudo em até 10X sem juros no cartão ou a vista no boleto p/ 3 dias.

0 comentários: