Cabelos jovens e saudáveis: Não deixe o seu cabelo envelhecer e ficar desnutrido


Assim como nossa pele e nós mesmas, o cabelo envelhece e vai perdendo a capacidade de absorção dos nutrientes com o passar do tempo. Ele fica mais fino, ressecado, quebradiço e seco, ou seja, bem frágil. Por isso, é preciso ter cuidados especiais para que a saúde e aparência dos seus fios não sejam totalmente comprometidas.

“Com o passar do tempo, o próprio fio vai perdendo força, devido a diversos fatores como a questão hormonal, alimentação, estresse”, comenta Wesley Nóbrega, cabeleireiro do Studio W Higienópolis, em São Paulo. Ele diz que a cada dia o fio passa por uma transformação e indica protegermos mais o cabelo com hidratações, que podem ser feitas semanalmente, e também com produtos como o leave-in para manter as madeixas saudáveis por mais tempo.

A queratina é uma das substâncias que ajudam na recomposição dos fios. “Ela é muito importante, mas é preciso observar se eles estão muito secos e duros, pois neste caso devem-se usar produtos com ceramidas para dar emoliência aos fios”, explica Wesley. Há também outros componentes que podem reestruturar e dar vida aos fios.

Ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é muito importante para a saúde em geral e também influencia nos fios de cabelo. “É importante fazer um exame com um médico dermatologista para saber quais vitaminas estão faltando, pois as mesmas em excesso podem, também, fazer mal ao cabelo. Em geral, falta de ferro, zinco fazem com que ele comece a cair”, esclarece o cabeleireiro.

Se o seu cabelo cai com bastante frequência, Wesley dá um alerta. “Sempre que perceber alteração na quantidade de fios que caem (80 a 100 fios/dia), você deve conversar com seu cabeleireiro ou procurar um médico especialista”, recomenda. Também é importante recorrer a ele quando o cabelo estiver muito poroso e quebradiço. Wesley conta que hoje há tratamentos que devolvem aos fios os principais componentes para que eles voltem a ter vida.

É preciso tomar cuidado com os aparelhos de calor. Wesley lembra que babyliss, secador e chapinha podem causar danos irreparáveis aos fios. Além disso, ele reforça que não se deve fazer tratamentos químicos por conta própria. É necessário que um profissional especializado faça esses procedimentos para que não seja danificada a estrutura de suas madeixas.

Gostou da matéria? Então deixe seu comentário!

Os melhores produtos para manter seu cabelo jovial estão aqui
Tudo em até 10X sem juros + Frete Grátis*

4 comentários: