Touca térmica é realmente útil? Saiba como ela pode se tornar sua aliada na hidratação caseira.


A touca térmica pode ser uma aliada na hidratação que você faz em casa. Ela potencializa a absorção do produto utilizado nos fios, fazendo com que ele atue de forma mais intensa. Mas é preciso tomar cuidado com algumas questões.

Primeiro, saiba que existem vários tipos de toucas. As metalizadas, também chamadas de laminadas ou manta térmica, que não utilizam energia elétrica. O calor da cabeça é suficiente para estimular a hidratação. Já a elétrica imita a estufa capilar, aparelho utilizado pelos salões de cabeleireiros. O calor extra que a touca elétrica proporciona reforça a função dos ativos no cabelo.

Se optar pela touca elétrica é preciso atentar-se a alguns cuidados:

- Geralmente elas não são bivolt. Verifique a voltagem (110v ou 220v)
- Analise a estrutura plástica da touca para garantir que não tenha nenhum rasgo ou dano. Se tiver, ela deve ser descartada.
- Quando for utilizá-la, não fique próxima à água.
- Não utilize objetos com pontas para prender o cabelo, pois eles podem furar a touca.
- O tempo máximo de permanência com a touca térmica elétrica é de 3 a 5 minutos para não provar queimadura nos fios. Se optar pelas toucas tradicionais o tempo de uso é de 15 a 45 minutos.
- Caso tenha o cabelo alisado, a touca térmica elétrica não deve ser utilizada, pois o cabelo já está sensível com a química do alisamento.
- Colocar uma touca simples antes da térmica evita o contato do produto dos cabelos com a touca térmica para não danificá-la.

Dica: Hoje em dia há produtos que dispensam o uso da touca, pois fazem efeito sem a ação térmica e em poucos minutos. Geralmente eles são formulados com vitaminas que promovem a elasticidade dos fios e com glicerina, silicones e ácidos graxos, que dão maciez aos cabelos. Usar a touca só vai ajudar a potencializar o efeito da hidratação, mas se você não tem uma em casa não deve deixar de dar um tratamento especial para as madeixas.

Gostou? Então, deixe seu comentário!

8 comentários:

  1. Gostei do post, dicas muito úteis :D
    Iara Cristina

    ResponderExcluir
  2. @Iara - Obrigado, que bom que gostou! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda tinha dúvidas da eficácia da touca térmica.
    E o plástico filme? Na ausência da touca ele faz o mesmo efeito? Quem sabe esse pode ser um novo tópico? Realmente já me perguntei sobre isso.

    Bjkas e sucesso!
    Paulinha

    ResponderExcluir
  4. @Paulinha - Boa sugestão, vou verificar e trazer algo sobre isso. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas amore. Sempre hidrato meus fios. Bjos Celinha

    ResponderExcluir
  6. @Celinha - Que bom que se preoculpa com os cabelos, pois são parte essencial da beleza exterior!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, eu fiz alisamento e não sabia que não podia usar a touca elétrica, obrigada pela informação! Hidratar os cabelos, assim como o corpo é sempre fundamental! bjs

    ResponderExcluir
  8. Na falta da metalizada, já utilizei papel laminado, uma touca de banho e uma toalha! Esquentou a cabeça mas funcionou!rs..

    ResponderExcluir