Os diferentes tipos de escova de cabelo.

Diante de tantos tipos de escovas de cabelo as mulheres ficam um pouco perdidas em relação à função de cada uma delas e qual deve usar. Para pentear, alisar, desembaraçar e até mesmo enrolar e finalizar o penteado. Entenda para quê elas servem e como você pode modelar suas madeixas da melhor forma.

Alessandra Correia, hair stylist do salão Essencial Beauty Hair, localizado em São Paulo, afirma que há escovas certas para cada tipo de cabelo. “Utilizando as escovas corretas é possível reduzir a quebra dos fios e deixá-los sem a ação do frizz”. Para quem estava usando o tipo errado de escova e agora está com o cabelo muito quebrado e enfraquecido, o ideal é comprar uma do modelo certo e usar produtos específicos para recuperar o fio. Produtos que têm aminoácidos e arginina ajudam a cumprir bem esse papel. Uma boa dupla de shampoo e condicionador deve ser usada diariamente, além de hidratações a cada quinze dias, pelo menos.

Alessandra comenta que as escovas de cabelo mais usadas entre as mulheres são as do tipo raquete, que servem para desembaraçar; as de cerdas mistas para alisar; e as mais finas para modelar as pontas. A hair stylist dá algumas dicas de uso dos diferentes tipos de escovas. Para alisar os cabelos as escovas de cerdas mistas (javali e nylon) são as melhores opções. “Quanto maior o diâmetro da escova, melhor o efeito do liso”, diz. Se o intuito for enrolar as madeixas também são usadas as escovas de cerdas mistas com bolinhas nas pontas. “Essas bolinhas ajudam a não escapar os cabelos na hora de trabalhá-los”, explica. Alessandra reforça que a escova precisa ter um diâmetro menor para modelar as pontas e dá uma dica especial: “usar o jato de ar frio ajuda a fixar o efeito nas pontas”. 

As escovas do tipo raquete são indicadas para pentear ou desembaraçar os cabelos. Elas são mais largas e têm cerdas de nylon ou mistas. “Também há as de bamboo com ação antiestática, que não deixam os cabelos arrepiados, e as de alumínio, que seguram melhor a temperatura do secador”, diz.

Mulheres que têm cabelos enrolados precisam se atentar quanto ao uso das escovas. “A quebra do cabelo não só acontece pela escolha errada da escova, mas também pela maneira que penteia as mechas”, comenta Alessandra. Para desembaraçar os fios, a hair stylist indica utilizar pentes com dentes grandes e sempre começar pelas pontas do cabelo, depois pelo meio e por último na raiz. Ela também reforça que não se deve usar as escovas redondas.

Para deixar as escovas de cabelo em ótimo estado, é importante manter a sua higienização. “É essencial limpar as escovas retirando os fios que se perdem e lavá-las, deixando secar naturalmente. Isso vai fazer com que suas escovas durem por mais tempo”, conclui.



Gostou? Que tipo de escova você usa?

7 comentários:

  1. A minha com bolinhas nas pontas, já caíram quase todas, preciso criar vergonha e comprar outra! 8D

    ResponderExcluir
  2. ♡✿◠‿◠)✿♡ ADOREI O POST NÃO CONSIGO PENTEAR MEU CABELO SEM ESCOVA, POIS TENHO CABELO ENORME E NEM TODAS AS ESCOAS FUNCIONAM PRA MIM ♡✿◠‿◠)✿♡

    http://katexx7.blogspot.com.br

    /(.”)__☆
    /||\
    _||_

    ⊱◕‿◕⊰✿ BJOCASSSSS✿◠‿◠✿

    ResponderExcluir
  3. @Kate - Que bom que gostou, volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Nossa!
    Adorei o post. Tirou muitas dúvidas.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, sempre tive dúvidas na hora de comprar escova. Obrigada pela dica! :)

    ResponderExcluir
  6. Obrigado a todas pela visita e voltem!

    ResponderExcluir
  7. Eu uso escova com bolinhas nas pontas e de madeira. Lavo sempre. Bjos Celinha

    ResponderExcluir