O que provoca a queda de cabelo?


A queda de cabelo pode estar ligada a vários fatores, do físico ao emocional. Nós, mulheres, perdemos em média 100 fios por dia -- claro que ninguém para para contar. Mas vale a pena ficar atenta à quantidade de fios que você perde no banho ou na escovação. Se o seu pente estiver mais "cabeludo" que o normal é hora de procurar um especialista.

A dermatologista Juliana Gumieiro explica que, se a queda não tiver componente genético - há como revertê-la. Mas se a paciente tiver a chamada "alopecia androgenética" - ou simplesmente calvice feminina - não existe cura, apenas controle. Se esse é o seu caso, nada de pânico. "Se o tratamento for realizado precocemente o quadro não evolui, além de ser possível recuperar parte do volume engrossando os fios", afirma Juliana. 

Nem todo quadro de queda de cabelo está ligado à questão genética. Existem casos em que ele está relacionado à má alimentação. A falta de ferro é uma das causas mais comuns. Mas a deficiência de zinco e vitamina D também pode estar na "raiz" do problema. Para evitar que isso aconteça, mantenha uma alimentação saudável, com carne vermelha, peixe, frutas e verduras no cardápio. 

A dermatologista explica que tratamentos químicos, em geral, não fazem o cabelo cair (a não ser que você apresente alguma alergia). O problema é que a química altera a estrutura do fio, tornando-o mais suscetível à quebra. Ela também cita uma série de doenças que podem levar o cabelo a cair, como anemia, infecções ocultas, problemas de tireóide, e dermatite seborreica (a famosa caspa). Outro quadro bastante comum é a queda do cabelo durante a amamentação, por conta da questão hormonal. 

Vale lembrar que alguns antidepressivos também podem interferir no ciclo do cabelo. "Eles encurtam a fase de crescimento dos fios fazendo com que eles caiam antes da hora", explica a dermatologista. Em qualquer um desses casos, o tratamento deve ser iniciado cedo, para evitar que o volume capilar seja perdido. Se o quadro estiver avançado, é preciso recorrer a tratamentos complementares como laser, e às vezes, até mesmo um transplante capitar. 

Para reduzir a quantidade de quebra e de queda dos fios, é importante estar atenta, entre outros fatores, à hidratação. Ela serve para ajudar a recuperar os aminoácidos, moléculas que compõem as proteínas dos fios. Entre esses aminoácidos está a Arginina, fundamental para o crescimento do cabelo. Sua quantidade pode variar significativamente dependendo da pessoa, do período do dia e da alimentação. Fazer sua reposição é importante para recuperar a saúde dos fios e seu crescimento. 

E você, como cuida de seu cabelo para evitar queda?? 

Os melhores produtos para seu cabelo estão aqui
Tudo em até 10X sem juros!

5 comentários:

  1. o meu cabelo cai bastante.. é um horror olhar a escova a cada escovada.. este post foi bem util.. adorei.. bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, foi muito importante pra mim. Obrigada.Bjos Celinha

    ResponderExcluir
  3. Meu cabelo ja caiu bastante, hoje nem tanto ... mas foi tudo natural, não fiz nada :)

    ResponderExcluir