Depilação caseira: como evitar reações alérgicas e pelos encravados

Seja por falta de tempo de ir ao salão ou preguiça, o fato é que muitas mulheres preferem fazer a depilação em casa, sem ajuda profissional. Não há nada errado nisso, mas é importante ter em mente alguns truques e dicas para evitar reações alérgicas e pelos encravados que podem surgir após o procedimento.

Segundo a dermatologista Marcia Linhares, todos os métodos de depilação agridem a pele de alguma forma e, por isso, é importante saber qual se adapta melhor à sua. “A melhor maneira de descobrir isso é testando. Mas a depilação a laser (definitiva) continua sendo o método mais eficaz de remoção dos pelos”, explica a profissional.


Veja abaixo dicas para evitar e tratar alergias e pelos encravado:




Depilação com cera

Foto: Getty Images
Antes de começar o procedimento, é importante deixar a pele bem limpa e verificar se você não é alérgico a algum componente da cera. Para prevenir reações, Marcia recomenda aplicar um creme à base de corticoide e antibiótico logo após a depilação – mas sempre prescrito por um dermatologista. Se, ainda assim, a pele ficar irritada, uma dica é aplicar Bepantol ou outra pomada cicatrizante para regenerar a área.

Para prevenir pelos encravados, a depiladora Jucélia Silva, da Depillah, recomenda fazer, diariamente, uma esfoliação leve com bucha vegetal e sabonete líquido neutro (mas evite fazê-lo no intervalo de três dias após a depilação, quando a pele está mais sensível).

Outra dica é esfoliar a pele três dias antes de depilar para remover a penugem ligeiramente encravada e permitir que ela seja removida na depilação – nesse caso, a esfoliação com óleo de amêndoas e açúcar é uma ótima opção. Jucélia aconselha ainda não usar roupas muito justas e passar uma lâmina bem limpa um dia após o procedimento. Isso ajuda a renovar a camada superficial da pele e evita o encravamento.

Se quiser retirar o pelo encravado, utilize uma pinça bem limpa. Mas, se a remoção estiver difícil, Jucélia indica não “cutucar” nem machucar a pele para evitar manchas e cicatrizes. No caso de o pelo encravado estar muito profundo ou formar um cisto – mais rígido, dolorido e maior que a inflamação –, a depiladora recomenda não mexer e procurar um dermatologista para extraí-lo.


Depilação com lâmina

Foto: Getty Images
Segundo Marcia, a principal precaução para investir neste método é utilizar uma lâmina nova a cada depilação e estar sempre com a pele limpa antes de iniciar o procedimento.A dermatologista diz ainda que usar espumas de barbear para suavizar a área é fundamental, e a dica do creme à base de corticoide e antibiótico após a depilação também vale nesse processo (desde que prescrito por um médico).

Como na depilação com cera, uma pomada cicatrizante também pode ajudar em caso de reação alérgica. Marcia ressalta também a importância de verificar alguma alergia ao metal em si – nesse caso, deve-se suspender o uso do método.

E você, toma os devidos cuidados na depilação caseira??

14 comentários:

  1. ADOREI AS DICA SÃO MUITO NECESSÁRIASPARA NÓS MULHERES QUE NÃO TEMOS TEMPO DE SE DEPILAR COM PROFISSIONAIS

    ResponderExcluir
  2. parabens pelas dicas.Gostei,simples e praticas.

    ResponderExcluir
  3. Amei...eu faço ás vezes em casa...Já fiz a depilação á laser, mas falta na perna...super recomendo! Bjos.

    ResponderExcluir
  4. eu faço isso mesmo assim encrava,,, pelos finos demais.... porém a dica está sendo válida... tks

    ResponderExcluir
  5. @ModaEafins - Que bom que amou, volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. @ Natália - Obrigado, que bom que gostou!

    ResponderExcluir
  7. Excelente dicas, estou pensando seriamente em fazer a depilação a laser e ficar livre de uma vez por todas....

    ResponderExcluir
  8. Belas dicas amore. Adorei muito. Bjos Celinha

    ResponderExcluir
  9. Nunca tive a ideia da espuma de barbear.rs
    Sempre usei sabonete, agora vou dividir a espuma com o maridão! =)

    ResponderExcluir