Cuidados: Depilação com cera pode causar manchas. Saiba como evitar e tratar.


Se após a depilação algumas manchas surgiram na região da pele em que os pelinhos foram arrancados, não é motivo para desespero. O caso é mais comum do que se imagina. Isso acontece porque a depilação provoca um trauma na pele, e toda vez que a pele sofre uma agressão, pode ocorrer aumento da produção de melanina, que gera o pigmento acastanhado.

Ao notar o aparecimento das manchas, é importante procurar um dermatologista. O médico deverá formular cremes combinando ativos despigmentantes para que seja usado diariamente em casa. “Caso a mancha seja em área exposta, é importante também usar filtro solar com fator de proteção elevado. Dependendo do caso, também pode haver necessidade de realização de peelings químicos realizados no consultório”, explica a dermatologista Bianca Wiedemann.

Cremes pós-depilatórios com ativos antiinflamatórios, prescritos por um médico, podem diminuir a probabilidade do surgimento das marcas. Mas isso não garante que elas não apareçam.

Segundo a profissional, o mais indicado é trocar a depilação convencional pela à laser. “Assim, retira-se a agressão que a pele sofre com a cera e mesmo com a lâmina e o tratamento clareador será mais efetivo. Além disso, a depilação com cera também pode gerar pêlos encravados, o que causa um grande desconforto. A depilação com laser feita por um dermatologista experiente não vai causar agressões nem manchas na pele e ainda vai dar fim aos pelinhos encravados”, orienta.

E você, toma estas precauções?

6 comentários:

  1. Arrasou nas dicas!!
    Já fiz muita depilação com cera; nunca tive problemas de manchas na pele. Quantos aos pêlos encravados bastante, são terríveis inflamam e dói muito. Agora uso um depilador elétrico que por enquanto está dando super certo. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Adoraria fazer a depilação a laser, duro é a grana que se tem que gastar, mas acho que vale a pena! Bora econimizar, rsrs

    ResponderExcluir
  3. Só tenho pêlos nas axilas e são bem clarinhos.No corpo não tenho pêlos. Bjos Celinha

    ResponderExcluir
  4. @Celinha - Ótimo para você, eu particularmente acho que as mulheres deviam se depilar sempre, ashaushaus.

    ResponderExcluir
  5. Faço a minha depilação com mel, nunca tive esse problema, ainda bem! =)

    ResponderExcluir