Colágeno - Elemento fundamental da pele bonita

Nós já estamos cansadas de escutar que o colágeno faz bem para a pele e que é um dos elementos vitais para quem quer esconder as ruguinhas e manter a idade em segredo. Para quem desconhece os efeitos da substância no organismo, o colágeno é um tipo de proteína formada por aminoácidos que tem como função essencial formar fibras e manter as células unidas, ou seja, dar sustentação a pele. Ou seja, um verdadeiro elixir da juventude.
Considerados pelas famosas e modelos como o grande segredo para manter pele e corpo perfeitos, o colágeno ganha status de elemento indispensável de beleza, sai da versão em comprimido e ganha outros formatos, como: balinhas, shakes, pós, chás, entre outros.
De acordo com o farmacêutico bioquímico, Carlos Henrique Portes Malatrasi, o colágeno é um alimento super nutritivo capaz de melhorar a elasticidade da pele e reduzir o apetite, uma vez que aumenta a sensação de saciedade. Produzido naturalmente pelo corpo, a produção do colágeno sofre uma queda natural a partir dos 30 anos de idade e, em consequência, a elasticidade da pele diminui, contribuindo para o aparecimento de rugas, estrias e flacidez, bem como a redução da espessura dos fios de cabelo.
Mas, muita calma, hoje em dia existe formas práticas e gostosas de repor a proteína. Segundo a dermatologista Flávia Addor a ingestão balas de colágeno, por exemplo, podem controlar o aparecimento das ruguinhas e marcas na pele. No entanto, ela lembra que a utilização deste produto precisa seguir uma rigorosa avaliação médica.
"A indicação das balas de colágeno não pode ser feita como tratamento estético pontual, mas sim, quando há carência desta proteína no organismo, pois se trata de uma fonte alternativa, sem comprovação científica conclusiva (não é medicamento), o que significa que a substância gera benefícios de forma secundária", alerta a especialista.
A dermatologista ainda alerta que mesmo sendo um nutriente e não um medicamento, e não havendo relatos de efeitos colaterais, recomenda-se que as balas de colágeno sejam prescritas por um médico, e que os pacientes que consumirem este produto recebam acompanhamento constante de um especialista. "Pessoas com problemas renais devem ter cuidado redobrado ao ingerir o composto, pois o excesso de aminoácidos no organismo pode sobrecarregar os rins", explica Flávia.
Curtiu a dica e está pensando em dar uma passadinha na farmácia antes de ir para casa? A gente mostra algumas opções de colágeno que você pode encontrar no mercado.

Balas de colágeno, Slim Gum

Mistura para preparo de bebida à base de colágeno, Colagentek

Colágeno em pó hidrolisado, Sanavita

Chá com colágeno, Beauty Drink

Bebida rica em colágeno, Beauty Drink

Gostou das dicas? Então deixe seu comentário :)

5 comentários:

  1. Vou falar com minha médica na próxima consulta.
    Bjos Celinha

    ResponderExcluir
  2. Bora procurar um especialista, rs :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas. Não tem certeza de que funciona mesmo mas, já usei o colágeno em capsulas. Ainda não conheço nem um desses aqui apresentado. Bjos
    DEUS TE ABENÇOE SEMPRE!!

    ResponderExcluir
  4. Confesso que cai de para-quedas no blog, mas estou adorando! Vou dormir e amanhã também quero ler com calma essa matéria e outras que perdi.rs
    Bjks, LL

    ResponderExcluir
  5. @July - Que bom que gostou! Continue nos visitando!

    Obrigado a todas! Voltem sempre!

    ResponderExcluir