Como usar chapinha corretamente para ter um liso perfeito

Os fios lisos e chapados conferem elegância e
sofisticação à atriz Sandra Bullock
Cabelo liso nunca sai de moda. Sejam curtas, médias ou longas, as madeixas sedosas e escorridas chamam a atenção por onde passam. Estrelas como Sandra Bullock, Leighton Meester e Jennifer Aniston adoram variar o look abusando dos fios superlisos.

Diversas são as técnicas para alisar as madeiras. Algumas mulheres optam por procedimentos mais permanentes, como escovas progressivas. Mas quem não quer uma mudança radical, pode lançar mão da boa e velha chapinha.

O que muitas não sabem é que a chapinha (ou prancha), dependendo do uso, é uma aliada ou uma inimiga. A cabeleireira Daniele Soares, do salão Vimax, em São Paulo, dá as dicas de como proceder antes, durante e depois do uso da chapinha, sem correr o risco de danificar os fios ou o couro cabeludo. E ela alerta: "passe a chapinha, no máximo, duas vezes por semana. E nunca no cabelo úmido, pois o calor danifica os fios"

Antes

1. Lave bem os cabelos, de preferência com um xampu de ação hidratante ou reparadora.
2. Não é preciso usar o condicionador já que você aplicará outros produtos, que vão substituí-lo adequadamente, evitando que o cabelo fique pesado.
3. Ao sair do banho, retire o excesso de água dos fios e passe um protetor térmico que contenha silicone ou queratina, para proteger do calor do secador e da chapinha.
4. Seque completamente o cabelo com o secador e divida-o em seções para facilitar o procedimento. As mechas devem ser um pouco menores que a largura de sua prancha.
5. Se o seu cabelo é bem ondulado ou crespo, passe um desfrizante em toda a extensão do fio. O produto faz uma espécie de blindagem, para que o efeito da chapinha dure mais.

Durante

6. Ligue a chapinha e fique atenta à temperatura, que não pode ultrapassar os 150 graus. Se você tem os cabelos tingidos ou muito secos, o melhor é baixar para 140 graus.
7. Encaixe uma mecha na chapinha tomando o cuidado para que ela fique cerca de três centímetros de distância do couro cabeludo - nunca encoste nele ou na nuca.
8. Inicie pela parte de trás da cabeça e vá movendo para as laterais até chegar nos fios da frente.
9. O movimento deve ser firme e constante, de cima para baixo, sem demorar demais em cada mecha.
10. Se você achou que ainda não ficou bom, repita no máximo três vezes o uso da chapinha em cada mecha. Mais do que isso, pode danificar os fios.

Depois

11. Já com os cabelos lisos, aplique um serum - os de silicone são bastante eficazes - nas pontas do cabelo para selá-las.
12. Se você usa a prancha regularmente, faça pelo menos uma hidratação nos cabelos por semana para repor a umidade retirada dos fios.

Um comentário: