Saiba escolher a base ideal p/ seu tom de pele.

Ela é fundamental para você desfilar um rosto perfeito: livre de marcas, manchas e texturas diferentes. Com ela, sua tez mais parece uma porcelana, mas seu efeito deve ser imperceptível. Quer saber como? Veja:
Branca de neve
Foi-se o tempo em que colocávamos a culpa pela maquiagem pesada nas bases, que eram elaboradas com óleos e ceras, que na verdade faziam uma máscara sobre o rosto. "As mulheres, no passado, usavam o famoso pancake, que é a mistura do pó molhado", lembra Júnior Mendes, make-up artist (SP). Hoje, porém, o mais importante é, depois de definido o seu tipo de pele, escolher produtos no seu tom. "A pele clara é a mais fácil de encontrar a tonalidade, pois é só pesquisar a gama de beges-claros e, dependendo da quantidade de melanina, acrescentar um pouquinho mais ou um pouquinho menos de amarelo", diz.

TEXTURAS
Líquida 
Tem superfície fina, pois é feita à base de água. Deixa na pele uma cobertura bem natural. Entre elas, fique de olho na versão HD (high definition), que é ultrafina e faz uma ótima cobertura.

Cremosa 
Parece um hidratante com cor. Encobre manchas leves e linhas finas sem deixar uma aparência pesada. É prática, por ser absorvida rapidamente, e tem longa duração.

Compacta ou em bastão (stick) 
Proporciona uma cobertura mais densa. Muito usada por quem tem pele oleosa, mas, como essa versão é mais espessa, é preciso ter cuidado na aplicação para não deixar acúmulo.

COMO TESTAR A BASE 
Escolha dois tons que você julga que sejam os mais próximos da sua tez e faça uma faixa fina logo abaixo das maçãs do rosto (abaixo do osso das têmporas). "Escolha o resultado da cobertura mais próxima à cor da sua pele. Se ficar em dúvida, escolha a que ficar ligeiramente mais clara. Até porque, depois que seca, ela costuma escurecer", afirma Elizabeth Kintschev, gerente de treinamento das marcas Lancôme e Yves Saint Laurent.


morena tropicana
Segundo os maquiadores, é muito fácil encontrar o tom de base ideal para a pele morena. Agora, a sua missão é achar a textura certa para o seu tipo de pele, já que você tem a forte tendência a ter uma pele mista, ou seja, oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) e seca nas extremidades. Com isso, uma base de textura mate pode ser ótima para a região oleosa, mas deixa um aspecto de pele ressecada nas maçãs. "De um modo geral, indico as bases oil-free e em pó para quem tem a tez oleosa e a líquida para a seca. Para quem tem a pele mista, uma boa dica é partir para a base ultrafluida, pois ela equilibra a oleosidade", indica Júnior Mendes.

Em pó 
Garante uma cobertura média, é ideal para peles oleosas, porque o pó ajuda a absorver a oleosidade do rosto. Prefira as versões minerais, que são benéficas à saúde da pele.

Duo base
É o meio- termo entre as versões em pó e líquida cremosa. Garante uma boa cobertura, mas é preciso cautela na quantidade, pois essa textura pode enfatizar as rugas, especialmente se a sua tez for seca.

Ultrafluida 
É praticamente transparente e garante um efeito luminoso, ideal para um look leve e natural. Pode ser usada no dia a dia em todos os tipos de pele, mas não cobre cicatrizes e grandes espinhas ou manchas.

Pincel ou esponja?
Tem profissional que prefere espalhar a base com pincel; outros, com esponja. Júnior Mendes afirma que antes de escolher entre a esponja e o pincel, é preciso definir o tipo de base a ser aplicada: "Se ela for duo de pó e base ou em pó, use a esponja. Aagora, lance mão do pincel de fibra óptica, que espalha melhor, caso a base seja HD, líquida ou cremosa. Mas, se for compacta, invista na esponja achatada", explica. "Eu prefiro o pincel, porque deixa o efeito natural e desperdiça menos produto", justifica Fernando Torquatto, maquiador (RJ) .

da cor do pecado
O grande dilema para quem tem esse tom de pele é conseguir uniformizá-la sem interferir no viço e no seu brilho natural. Por essa razão, muitas mulheres negras reclamam de sentir dificuldade em fazer a pele. "O primeiro passo é fugir das bases e dos corretivos espessos, que mascaram a pele. Prefira fórmulas leves, acetinadas e de efeito mate", ensina Fernando Torquatto. "O ideal, para um resultado personalizado, é adicionar duas ou três tonalidades, colocando um pingo de cada uma, misturando-as com um pincel e aplicando-as diretamente no rosto", explica. "Teste as cores até chegar ao tom correto."

Todo profissional quando vai preparar a pele, seja ela clara, morena ou negra, sempre cria pontos de luz, que são feitos com uma base um tom mais claro do que a sua tez e pincelada em áreas específicas, neste caso, na zona T. "Primeiro, espalhe essa base mais clara na testa, no nariz e no queixo. Termine de uniformizar a tez nas extremidades do rosto com a base no seu tom", explica Júnior Mendes. "No caso da pele negra, é imprescindível criar esses pontos de luz que contrastem com os pontos escuros, realçando os traços", complementa Fernando Torquatto.

A regra é clara para todos os tipos de pele: não há necessidade de reaplicar a base durante o dia. Elimine o brilho com o pó

GOSTARAM MENINAS?? COMENTEM, POIS É MUITO IMPORTANTE P/ NÓS!

Adquira já sua maquiagem pelo menor preço em até 6X sem juros!

2 comentários:

  1. Muito bom post, adorei, bem esplicadinho.
    A gente precisa mesmo saber disso, eu principalmete que sou uma novata nesse mundo da make.

    Bjs!

    ResponderExcluir