Quem envelhece mais cedo? Loiras ou morenas?

 Envelhecer é um processo natural e inevitável. As marcas deixadas na pele e no organismo estão associadas à herança genética e a fatores externos, como exposição solar, tabagismo, má alimentação, entre outros pontos que acabam afetando a beleza. De acordo com a cirurgiã plástica, Cristina Pires Camargo, não é mito que a pele branca é a mais propensa a apresentar sinais de envelhecimento, como rugas e sulcos, (flacidez da maça do rosto) se comparada às demais etnias como a negra e a asiática.
 "A pele branca é menos preparada para suportar as agressões do sol, tendo mais predisposição ao fotoenvelhecimento. Já a melanina contida na pele negra é diferente das demais raças, no se refere à qualidade e a quantidade, podendo ser considerada um dos fatores que protegem a pele contra as agressões do meio ambiente", explica a médica.

 Já a pele do asiático, assim como a de mulatos, apresenta fototipos mais altos, segundo a classificação (abaixo), feita pelo médico americano, Thomas Fitzpatrick, da Escola de Medicina de Harvard. Além disso, esses tipos de pele têm o aumento da pigmentação natural, que protege a camada cutânea diante de inúmeras inflamações. O estudo determinou um tipo de classificação para cada pele, baseado na quantidade de melanina existente na pele e cabelos, e conforme a reação da pele à irradiação ultravioleta.


Estudo de Fitzpatrick
- Pele muito clara sempre queima, nunca bronzeia
- Pele clara sempre queima e, algumas vezes, bronzeia
- Pele menos clara algumas vezes queima e sempre bronzeia
- Pele morena clara raramente queima e sempre bronzeia
- Pele morena escura, nunca queima e sempre bronzeia
- Pele negra, nunca queima, sempre bronzeia


Tratamento 
 Da mesma maneira que os tipos de pele reagem de formas diferentes, as áreas que serão tratadas devem ser distintas e individualizadas, de acordo com a cirurgiã plástica. "Para amenizar as rugas da pele branca é recomendada a aplicação de toxina botulínica tipo A e o preenchimento com ácido hialurônico para melhorar os sulcos, e outros tratamentos. Já para a pele asiática, é indicada a toxina botulínica para corrigir os pés de galinha e aumentar a abertura dos olhos, além do preenchimento para os lábios e maçã do rosto.", assinala a médica.


 A pele negra necessita de tratamento especial na região entre as sobrancelhas, com a aplicação de toxina botulínica, preenchimento e até cirurgia. "O tratamento do sulco que marca demais a face negra, pode ser tratado com preenchimento com ácido hialurônico na região malar e nos sulcos", finaliza a cirurgiã.


Características da pele 
- Raça Branca – propensão às manchas é de pouca à a moderada e a espessura varia de fina à grossa –         Estrutura marcante: nariz e região malar. 
- Raça Asiática – mancha facilmente e tem espessura moderada – Estrutura marcante: região malar e lábios. 
- Raça Negra – mancha moderadamente e tem espessura grossa – Estrutura marcante: lábios.


Características da face 


Raça Branca – rugas de moderada à grande intensidade; queda de estruturas da face (maçãs do rosto), sulco nasogeniano profundo, bigode chinês e excesso de pele na mandíbula. 


Asiática – rugas discretas na região dos pés de galinha; olhos ficam menores pela queda da pele na região palpebral; manchas por fotoenvelhecimento, lábios "murcham", perfil fica plano; discreta queda de estruturas da face, bigode chinês e excesso de pele na mandíbula. 


Raça negra – rugas profundas na região entre as sobrancelhas; sulco nasogeniano profundo; região superior da face tem aspecto de envelhecimento mais acentuado; discreta queda de estruturas da face, bigode chinês e excesso de pele na mandíbula.


Gostaram?  Comentem, seus comentários é muito importante para nós!

Comente e Participe do Top Comentaristas.

Confiram! Tratamentos anti-rugas e de prevenção
da Christian Dior com 7% de desconto!
Clique AQUI! e Aproveite!
Frete Grátis p/ todo Brasil!

14 comentários:

  1. Já sabia que a pele branca envelhecia "mais" rápido, mas não sabia desses outros detalhes, vamos nos cuidar!!

    ResponderExcluir
  2. Hoje mesmo estava pensando nisso, tenho a pele muito clarinha e vivo me cuidando.

    ResponderExcluir
  3. Basta tomar um solzinho de nada, e minha pele fica com aparência de envelhecida, por isso uso protetor solar sempre, uso óculos escuros e evito muito sol.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desse post, tinha visto uma chamada dele, mas só agora pude ler e valeu a pena. Muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  5. Que interessante isso, eu sempre vejo as mulheres mais brancas mais envelhecidas, as morenas sempre parecem ser mais novas!

    ResponderExcluir
  6. Sem contar que devemos observar tb os familiares, a pele e os cuidados.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Minha mãe tem a pele bem clara e fico observando seus hábitos e como sua pele reage aos cuidados.

    ResponderExcluir
  9. Mesmo antes dos 25 anos, já uso cremes antienvelhecimento afim de prevenir o envelhecimento precoce.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom! Sempre uso um creminho para manter a boa textura da pele. Estou sempre limpando e tento não esqueçer o protetor solar.

    ResponderExcluir
  11. Sou negra e cuido da minha pela já alguns anos, sol em excesso nem pensar, filtro solar sempre na bolsa.
    Achei a matéria ótima.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado a todos pelos comentários! Voltem sempre!

    ResponderExcluir