Massagem contra celulite.

 A drenagem linfática é uma massagem que reduz o inchaço do corpo. As manobras ajudam na eliminação do edema, que é composto de líquidos que extravasam dos vasos linfáticos (linfas) e ficam acumulados nos tecidos. Os movimentos devem ser suaves e lentos seguindo o trajeto do sistema linfático.
 A drenagem traz benefícios nos edemas pós-operatórios de cirurgias plásticas (faciais e corporais), de pós-mastectomia - reduzindo o inchaço nos braços -, celulite, retenção hídrica e gravidez. Além de favorecer a diurese (produção de urina) e a eliminação de toxinas.
“A drenagem manual, quando feita com habilidade e conhecimento, é mais efetiva. Por ser mais personalizada, atende às necessidades específicas de cada paciente, levando em conta suas particularidades e prioridades”
A dermatologista Ligia Kogos, nossa colunista de beleza, listou nove questões a respeito da drenagem linfática. Tire suas dúvidas!
1. O que é linfa?
É o nome que se dá ao fluido que circula nos vasos linfáticos, constituído por água, uréia, células do tipo linfócitos (que conferem imunidade), sais e proteínas. Os vasos sanguíneos liberam sangue entre os tecidos, "regando-os", oxigenando-os e alimentando-os. Os vasos linfáticos sugam de volta parte desse líquido excedente, já com resíduos metabólicos, toxinas que o organismo desprezou e eliminou. Este líquido, chamado linfa, é, portanto, o fluido que sobra, depois que os tecidos foram "lavados" e alimentados pelo sangue. A perfeita drenagem desse líquido impede edemas (inchaços) e retenção excessiva e tem função de defesa imunológica. A drenagem linfática facilita esse processo, acelerando-o.


2. Tem que doer e ficar roxo para funcionar?

 Tradicionalmente, a drenagem linfática tem efeito relaxante, agradável e proporcionaria até um certo torpor, sendo suave e ritmada. Sabe-se que ela facilita a dissolução dos nódulos de celulite e gordura localizada. Nos últimos anos, aliou-se os benefícios de drenagem dos líquidos à manipulação do tecido adiposo (gordura). Então, o que temos atualmente sob o conceito de drenagem linfática, na realidade, é uma massagem que atinge esses dois alvos - o linfático e o gorduroso.

 Enquanto o primeiro alvo requer apenas manobras suaves, o segundo exige certa energia e pressão mais forte para ser bem efetivo: é a drenagem linfática-adiposa. Se a finalidade está focada na gordura e celulite, o procedimento pode doer um pouco e deixar alguns hematomas, graças à manipulação do tecido adiposo, com manobras mais firmes e enérgicas.

3. Como ela age especificamente com a celulite?
 A celulite é formada por gordura, líquido e traves de tecido conjuntivo que aprisionam os nódulos de gordura. Sendo assim, a manipulação da gordura, das traves fibrosas, favorece sua dissolução e metabolização, aumenta a chegada de sangue no local e aumenta as trocas metabólicas - a velocidade de todos estes processos aumenta. Por isso, a retenção de líquido que há na celulite diminui com a drenagem linfática.

4. E com a gordura localizada?

 A manipulação vigorosa da gordura provoca vasodilatação e aumenta a velocidade de metabolização, tendendo à suavização de contornos irregulares e à redistribuição harmônica da gordura, principalmente se aliada à dieta. O metabolismo pode se acentuar nos locais que estão sendo massageados com energia. 


5. E com a flacidez?
A vasodilatação que decorre da simples manipulação favorece a revitalização da derme, com incremento da formação e reorganização do colágeno, conferindo mais firmeza à pele. Já no tônus muscular o efeito é discutível: na verdade, teria ação repousante, corrigindo tensões nos músculos, espasmos e contraturas.
6. Qual é a melhor: a manual ou a mecânica? 
A drenagem manual, quando feita com habilidade e conhecimento, é mais efetiva. Por ser mais personalizada, atende às necessidades específicas de cada paciente, levando em conta suas particularidades e prioridades. Porém, com o aumento da demanda e escassez de tempo, cada vez mais surgem equipamentos que buscam atingir um grande número de pessoas num tempo otimizado, num esquema mais prático.

7. É preciso creme para a massagem?
A principal finalidade do creme é facilitar o deslizamento das mãos da massagista. É claro que produtos com princípios ativos que possam aumentar a queima de gordura, hidratar, ativar o metabolismo e diminuir a retenção de líquido são bem-vindos, especialmente nos minutos finais da massagem, deixando-se permanecer por algum tempo após o término da sessão. Estes princípios ativos são: thiomucase, cafeína, remoduline, triac, oxandrolona, uréia, iodeto de potássio, mentol etc.

8. Qual o tipo físico que mais se beneficia com a drenagem linfátca?
Os resultados quanto à celulite e gordura são mais nítidos nas mulheres de tipo físico curvilíneo, típico das brasileiras, que geralmente retém líquido e acumula gordura em torno de quadris e coxas, tem pernas mais grossas e braços roliços. Essas mulheres tendem a oscilar a retenção de acordo com a fase menstrual e notam muita diferença de acordo com o que ingeriram na véspera (sal, carboidratos etc). Já as pessoas com edemas pós-cirúrgicos, pós-traumáticos e por má circulação podem ver resultados mais rápidos em relação à melhora do inchaço do que as que têm a gordura e celulite como preocupações principais.

9. Quantas sessões são necessárias para primeiros resultados?
Gordura localizada: no mínimo 10 sessões.
Celulite sem excesso de peso: no mínimo 5 sessões.
Celulite com excesso de peso: no mínimo 10 sessões.
Edemas (inchaços): melhoram após a terceira sessão.

Ta dada a Dica. Mulheres se cuidem e arrasem em 2011!
Confira alguns de nossos cremes Anti-Celulite

2 comentários: