Manteiga de cacau não é a melhor opção para hidratar os lábios

O ideal é hidratar muito os lábios no inverno. No caso da manteiga, ela só cria uma barreira protetora. Veja as melhores escolhas!

 É só o inverno chegar que tubinhos de manteiga de cacau brotam como água nas farmácias e perfumarias. O que muita gente não sabe, porém, é que esse não é o melhor método para hidratar os lábios, garantem os especialistas.

 A manteiga de cacau não é prejudicial, ela pode sim ser utilizada na boca, mas o produto age somente como um “selador”, e não como um hidrante.

 Por não conter glândulas sebáceas e recursos para uma reconstrução celular efetiva, que aceleraria o processo de regeneração, a pele dos lábios pede altas doses de hidratação. Dessa forma, o produto mais indicado para cuidar dos lábios no inverno é o lip balm – um tipo de batom sem cor concentrado com fórmula hidratante.

 O mercado oferece dezenas de opções de lip balms com preços variados. O produto, que pode ser usado sozinho ou antes do batom, é cremoso e não tem aspecto oleoso, como a manteiga de cacau. Ele não apenas umedece os lábios, mas regenera o tecido.

 Batons especiais também são boas opções. É importante verificar se na composição do produto há ingredientes hidratantes, como vitamina E, manteiga de karitê e ceras. Em casos mais sérios, como rachaduras e fissuras que sangram – com uma possível evolução para infecção – , produtos tópicos com ácido hialurônico e até antibióticos via oral são receitados pelo dermatologista.


Dicas para lábios bonitos e hidratados:

1. Não passe a língua nos lábios para atenuar a sensação de frio. Os sais contidos na saliva e o pH provocam um efeito rebote, causando ou piorando o ressecamento.
2. Batons muito coloridos (como os vermelhos) devem ser usados com parcimônia. Por conta do corante, eles aumentam a chance de dermatite de contato e irritação
3. Fuja dos batons 24 horas. Para obter o efeito de alta fixação, o produto possui substâncias que ressecam os lábios.
4. Beba muita água, até nos dias mais frios. A hidratação também ocorre de dentro para fora.
5. Tenha um lip balm em casa e outro na bolsa. Aplique antes do batom e reaplique sempre que sentir necessidade.
GOSTOU? DEIXE UM COMENTÁRIO :D

Um comentário:

  1. eu nem gosto de passar manteiga de cacau, parece q resseca mais ainda a minha boca
    =/

    uma coisa boa é passar o creme bepantol na boca antes de dormir, que no outro dia tua boca amanhece mto bem. eu sempre uso.

    Beijos
    http://chocowlat.blogspot.com/

    ResponderExcluir